“Menos é mais” é uma das várias premissas em que se baseia o estilo de vida Slow life. No post, contamos todos os detalhes.
O Slow life é um novo estilo de vida que se tornou tendência entre os jovens e que vem conquistando cada vez mais adeptos de todas as idades. Como o próprio nome em inglês indica, trata-se de parar um pouco, praticar uma vida lenta e reduzir o ritmo vertiginoso que caracteriza as sociedades de hoje.
Slow life: o que é e qual é a prática adoptada por cada vez mais jovens
O Slow life é um modo de vida que vem crescendo nos últimos anos. Embora como um movimento em si não tenha uma origem clara, não seria razoável supor que ele nasceu em resposta ou como consequência do aumento da ansiedade e maior conscientização por parte das pessoas sobre a importância da saúde mental.

O nome deste estilo de vida significa “slow life” e também é conhecido como “slow living” e “vida slow”. As suas premissas assentam em viver o dia a dia da forma mais descontraída possível, consciente do presente e procurando ligar-se ao que é pequeno e simples.
Que a proposta seja desacelerar o ritmo vertiginoso que se vive atualmente não implica que seja necessário parar. Pelo contrário, a vida lenta propõe olhar as coisas de uma nova perspectiva e, assim, apreciar quais são os verdadeiros desejos de uma pessoa.
Meditação, desconexão das redes sociais e mais: chaves para praticar a vida lenta
A Slow life tem mais um caminho do que um objetivo em si. Ou seja, a ideia desse estilo de vida não é alcançar um resultado ou algo específico, mas sim poder aproveitar a jornada e viver o tempo presente.
A meditação é uma das principais ferramentas desta tendência. Com isso, és convidada a prestar atenção total à tua respiração e aprender coisas como poder “voltar” sempre que a mente dispara em direção a pensamentos e reflexões.
Outra proposta fundamental é reduzir o uso das telas e tecnologias, sejam elas computadores, televisão e telemóveis. Neste ponto, o uso consciente das redes sociais é fundamental, pois ajuda a diminuir e/ou prevenir a ansiedade que estas frequentemente desencadeiam.
Por fim, a conexão com a natureza e o tempo ao ar livre são outras ferramentas fundamentais da Slow life. O mesmo acontece com o corpo de cada um: este modo de vida convida-nos a cuidar dele e a realizar práticas saudáveis, sobretudo ao nível da alimentação.
Imagens: divulgação . . Slow life: o novo estilo de vida entre os jovens
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.