Dormir bem, manter relações sociais e seguir uma alimentação equilibrada são pilares fundamentais
Investigadores associam o não fumar, o consumo moderado de álcool, a dieta equilibrada, a prática regular de exercícios, o descanso adequado e as relações sociais frequentes, a um estilo de vida saudável que pode prevenir a depressão.
O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Cambridge e da Fudan, analisou dados de quase 290 mil pessoas ao longo de nove anos, identificando sete fatores de estilo de vida relacionados a um menor risco de depressão.

Os sete fatores são:
– Consumo moderado de álcool.
– Dieta saudável.
– Atividade física regular.
– Sono reparador (7-9 horas por dia).
– Nunca fumar.
– Sedentarismo baixo a moderado.
– Relações sociais frequentes.
O poder de uma vida saudável
Os resultados mostraram que um bom descanso apresentou maior redução no risco de depressão, com 22%, seguido por nunca fumar 20% e relações sociais frequentes 18%,, atividade física 14%, sedentarismo moderado 13%, consumo moderado de álcool 11% e alimentação saudável 6%,
Primeiro examinaram ressonâncias magnéticas cerebrais de quase 33 mil participantes e descobriram uma série de regiões cerebrais nas quais um maior volume de neurónios e conexões estava relacionado a um estilo de vida saudável.
Depois, procuraram marcadores no sangue que indicassem problemas no sistema imunológico ou no metabolismo, como a proteína C reativa, uma molécula produzida pelo corpo em resposta ao stress, e os triglicerídeos, uma das principais formas de gordura que o corpo utiliza. para armazenar energia.
A equipa descobriu que o caminho do estilo de vida às funções imunológicas e metabólicas era o mais significativo. Por outras palavras, um estilo de vida pobre afeta o sistema imunitário e o metabolismo, o que por sua vez aumenta o risco de depressão, conclui o estudo.
Imagens: divulgação . . Um estilo de vida saudável contra a depressão
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.