Esta doença compete em importância com a anorexia e bulimia, e tem sido caracterizada pelo impacto nos homens jovens.
Os padrões de beleza e as normas impostas por vários meios penetraram a mente de todos, provocando a idealização de estilos de vida e imagem corporal.
É assim como a vigorexia, foi classificada como uma nova modalidade da dismorfia ou percepção distorcida de corpo, resultando numa obsessão ou rejeição do mesmo.
Esta doença compete em importância com a anorexia e bulimia e, embora as doenças não respeitem géneros, tem sido caracterizada por um maior impacto sobre os homens jovens, preocupados com os seus músculos.
Harrison Pope, professor de psiquiatria na Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos, definiu a doença como um distúrbio relacionado com a percepção do físico que se caracteriza por uma obsessão com o aumento do volume dos músculos.

O professor acrescentou que o perfil psicológico do vigoréxico é o de uma pessoa insegura, introvertida, com problemas de integração, que tem baixa auto-estima e que sente rejeição pelo seu corpo.
As características desta obsessão vislumbra-se pela obsessão por exercício e a alimentação é afectada por uma dieta rica em proteínas e pobre em gordura para o desenvolvimento da massa muscular, para além de “dietas milagrosas”, laxantes, alimentos diuréticos, suplementos vitamínicos, hormonas sem receita médica.
Estas dietas e estilo de vida, assim como os hormônios ou esteróides, podem causar efeitos colaterais terríveis no corpo, tais como danos no fígado, problemas cardiovasculares, redução do tamanho dos testículos, impotência, acne ou crescimento do peito.
Os médicos optam pela prevenção deste e de outros transtornos alimentares; portanto, recomenda-se o seguinte:
- Querer ter um bom físico não é patológico, mas quando se torna numa obsessão, é necessário pedir ajuda psicológica.
- Praticar exercício é saudável, mas deve haver tempo de exercício e descanso. Se existe um vício pelo ginásio é melhor reduzir progressivamente as horas gastas em treino em prol de outras actividades.
- É muito importante para não cair nestes tipos de distúrbios cuidar das relações pessoais e partilhar o tempo livre com outras pessoas.
Imagens: divulgação . . Vigorexia, a obsessão pelo corpo perfeito
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.