ALMA, as Capsule Collection que não seguem tendências
Libertar o armário de peças com pouco tempo de vida e substitui-las por roupas de elevada qualidade e intemporais, é esta a proposta de Mariana Capão Filipe e Frederica Quintas e Sousa. As duas empresárias criaram a ALMA Capsule Collections, uma marca totalmente sintonizada com valores como a sustentabilidade, durabilidade e proximidade.
A mais recente coleção é composta por 12 peças, todas elas feitas em Portugal, incluindo os tecidos. “Todos os nossos parceiros estão sediados no norte de Portugal, a empresa que fez a confeção da nossa roupa formou-se recentemente e está a especializar-se em marcas como a ALMA – com cortes de alta qualidade e quantidades reduzidas”, esclarecem as fundadoras.
Pensada para poder acompanhar a mulher em diferentes ocasiões, desde as mais formais às descontraídas, a coleção Capsule One destaca-se pelas “cores muito veranis, com tons suaves, e as peças têm todas cortes elegantes, intemporais e femininos”. Apesar de no corte as peças não seguirem tendências, Mariana diz que “as cores aproximam-se da paleta SS21”, sendo as duas peças mais vendidas o Blazer Azure e o vestido Lemon Dress.
Estando o ambiente no topo das preocupações da Alma, as fundadoras definiram que sempre que possível as peças seriam produzidas a partir de stocks parados, comprados a outras fábricas. “O deadstock é um conceito que tem vindo a estar cada vez mais presente nas pequenas marcas de moda”, explicam; “muitas vezes, os tecidos que são intitulados de sustentáveis, mas não o são, até porque para os fabricar é necessário abrir linhas de produção, no caso de deadstock, estamos simplesmente a aproveitar restos de tecidos de coleções anteriores que, se não comprássemos, acabariam por ser descartados”, concluem.
Apesar de momento marcar presença apenas no digital, é objetivo das jovens abrirem pelo menos uma loja própria no futuro, bem como expandir a sua marca para os mercados espanhol e italiano: “a nossa tabela de medidas foi pensada no corpo português, por isso, acreditamos que a Europa do Sul será um bom ponto de partida para um projeto de expansão internacional dado que os corpos são mais semelhantes”.
A Alma Capsule Collections, nasceu da vontade de conciliar o estilo com o lado mais consciente da moda – “é importante para nós passar a mensagem de que a roupa não é descartável, nem para ser usado durante pouco tempo” e o feedback dos clientes tem sido positivo, pois descrevem a ALMA tal como as criadoras a conceberam: feminina, elegante, clean e minimalista.