ATP apresenta showcase de moda sustentável no Portugal Fashion
O showcase Sustainable Fashion From Portugal abre hoje ao público do Portugal Fashion. Sob o lema ‘Fashion Industry’s New Chic’, o projeto da ATP pretende mostrar que as empresas nacionais estão comprometidas com o novo paradigma ambiental e em muitos casos na vanguarda da inovação sustentável.
A exposição, que dura até ao próximo sábado (16 de outubro), conta com o contributo das empresas: Burel Factory, Lemar, Tintex Textiles, LMA, Acatel, Texser – Têxtil de Serzedelo, Albano Morgado, RDD Textiles, NGS Malhas e Troficolor, aos quais se juntam designers e artistas portugueses para dar forma a propostas esteticamente interessantes e capazes de atrair a atenção dos visitantes.
Todas as criações apresentadas são feitas com matérias-primas sustentáveis como o tencel, liocel, algodão orgânico, poliéster reciclado, flanela portuguesa ou viscose.
A comprovar que Portugal está no pelotão da frente no que toca à economia circular estão ainda os certificados (como GOTS, BCI, SEAQUAL, OEKO-TEX) e as propriedades adicionais incorporadas nos tecidos: antibacterianas, anti-UV, easy-care, secagem rápida, controlo de odores, são alguns exemplos, com o acrescento dos tingimentos 100% naturais.
O showcase está inserido no projeto Sustainable Fashion From Portugal: Fashion Industry’s News Chic, apresentado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e prevê-se que seja itinerante, com paragens internacionais incluídas para levar ainda mais longe a excelência do Made In Portugal.
O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 739.989,66€, dos quais 628.991,21€ são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.