Campanha da Comissão Europeia atrai jovens para os setores ITV
Campanha da Comissão Europeia “Open Your Mind” adapta-se e promove webinars para atrair jovens para os setores têxtil e de vestuário, couro e calçado
-
Apesar do contexto de pandemia, campanha reajustou-se continua a apresentar oportunidades de carreira aos jovens
-
Primeiros webinars realizaram-se com agrupamentos de escolas de Oliveira de Azemeis e representantes de empresas e centros de formação
A campanha “Open Your Mind” promovida pela Comissão Europeia, através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs), iniciou uma nova fase, com a realização de um conjunto de webinars, destinado a alunos do 9º ao 12º ano, em idade de decisão das suas carreiras. A conversão para o modelo online permitiu a presença de várias empresas, centros de formação e profissionais do setor, que o formato físico dificilmente permitiria reunir. Foi também possível chegar a mais participantes, sem a limitação de espaço, tendo-se registado a participação de 200 alunos online.
O projeto “Open Your Mind” visa atrair jovens com menos de 30 anos para setores estratégicos para a economia, como o Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado. Face ao atual contexto, a campanha mudou-se para o ambiente digital, através de ações que juntaram centenas de alunos.
O primeiro webinar teve como oradores Gonçalo Santos da APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes; José Manuel Castro da MODATEX, Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios; e Paula Gil do CFPIC, Academia Design e Calçado. O segundo webinar teve como intervenientes Ana Sousa, da Vandoma, empresa exportadora de gravatas; Hélder Maias, do Grupo Procalçado, detentora das marcas For Ever/Wock e Lemon Jelly, e Hugo Costa, designer de moda. Ambos os eventos foram conduzidos por Paulo Gonçalves, Diretor de Comunicação da APICCAPS e, a par do Professor Martinho Oliveira, um dos embaixadores da campanha em Portugal.
A campanha “Open Your Mind” está inserida no “Projeto de cooperação setorial em skills: carreiras nos setores têxtil / vestuário / couro / calçado” (Blueprint for setoral cooperation on skills: showcasing careers in the textile/clothing/leather/footwear setors), e tem como principal objetivo desconstruir preconceitos associados a profissões com grande tradição na Europa e, em simultâneo, incentivar os jovens a percecionar de forma promissora as oportunidades de trabalho em setores com grande peso na economia portuguesa. A captação de talento jovem torna-se essencial numa altura em que a inovação, as tecnologias digitais e a sustentabilidade são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias.
Estão ainda planeadas ações junto dos Institutos Politécnicos de Lisboa e Leiria, bem como divulgações junto de escolas secundárias. Para além de Portugal, a campanha está a ser implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.
Porquê trabalhar nestas áreas?
As áreas da ITV, calçado e pele são estratégicas na Europa, representando um volume de negócio anual de 200 mil milhões de euros e empregando 2,2 milhões de pessoas (66% são mulheres) em 225 mil empresas.
Em países como Portugal, Itália, Espanha, Roménia, Alemanha e Polónia, têm um peso significativo nas exportações.
Para os mais jovens, uma carreira nesta área é atrativa não só pela criatividade envolvida, mas também pela possibilidade de, através da criação de soluções inovadoras, contribuir para um planeta mais limpo.
As tecnologias digitais e o próprio desenvolvimento tecnológico em termos de I&D, produção, divulgação e comercialização dos artigos de vestuário, têxtil, couro e calçado criaram novos perfis de profissionais, muitos com elevado grau de especialização, tornando-as apelativas, por exemplo, para licenciados.
Por outro lado, a globalização criou oportunidades de estudar fora do país de origem, nomeadamente através do programa Erasmus, ou de desenvolver uma carreira em vários pontos do globo.
Estes são alguns dos pontos a abordar durante estas ações que vão decorrer em seis países europeus.