Foi sob os motes otimizar e criar novas e surpreendentes sinergias que decorreu no passado sábado a 2ª edição do Guimarães Marca Fashion Festival, que reuniu nas antigas instalações da fábrica ASA 25 marcas vimaranenses. O ponto alto do evento que procura valorizar os produtos de Guimarães foi o Desfile & Showcase, desenvolvido com a curadoria, design e concepção de Katty Xiomara.
Empresas da área têxtil, desde os têxteis-lar até ao vestuário, mas também marcas de calçado, peixe congelado ou detergentes integraram o Showcase & Desfile da 2ª edição do Guimarães Marca Fashion Festival. “O mais interessante foi criar uma unidade nesta grande diversidade. As marcas estão representadas em conjunto mas, ao mesmo tempo, preservando a sua individualidade”, referiu Katty Xiomara, que pelo segundo ano consecutivo assumiu a curadoria do evento.
Com morada no piso 2 da fábrica ASA, o Showcase apresentou-se em vários corners divididos por palete cromática por forma a, explicava Katty Xiomara, “aproximar as 25 empresas em exposição”. “Queremos ser disruptivos na forma como promovemos as nossas empresas e queremos criar novas sinergias para que se entenda que juntos ganhamos muito mais valor”, considerou também Marta Mota Prego, chefe de divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara de Guimarães.
Esta lógica de sinergias refletiu-se também no Desfile do Guimarães Marca Fashion Festival, que decorreu no mesmo espaço e que arrancou com um projeto de transformação de desperdício têxtil em coordenados de moda desenvolvido por alunos do curso de Design de Moda da Universidade do Minho. “Quisemos trazer este projeto de jovens universitários para aproximar as empresas dos centros de investigação”, acrescentou Marta Mota Prego.
Ao desfile assinado pelos alunos da Universidade do Minho, seguiu-se o ponto alto da tarde, com o desfile das 21 empresas do Guimarães Marca que aderiram ao projeto desenvolvido e conceptualizado por Katty Xiomara.
O resultado não podia ser mais surpreendente: numa narrativa cromática, que se iniciou na cor de tijolo e viajou até aos tons rosa, bejes, dourados e a uma vasta palete de cinzas e azuis, Katty Xiomara criou unidade na diversidade. Desde aventais que se transformaram em vestidos, até mantas a acompanharem um coordenado de moda ou a pequenas porções de detergentes pousadas nas mãos das manequins, houve espaço para muita criatividade e aplausos.
“O otimizar tem aqui vários sentidos: não só a maioria dos produtos são sustentáveis, como tentamos também otimizar a sua utilização no desfile”, explica Katty Xiomara, que transpôs o mesmo exercício para o showcase e que contou, por exemplo, com a utilização de cadeiras e outros objetos destinados ao lixo.
Apertex, Lameirinho, LasaHome, Season, Têxteis J.F. Almeida, Pé de Chumbo, Guimanos, Emoh, CasaSoft, Crispim Abreu, Bordalima, Sampedro, Belfama, Neiper Boutique, António Salgado, Analar, Bless International, Cotton Brothers foram as empresas do sector têxtil que participaram no Desfile & Showcase no Guimarães Marca Fashion Festival.