Ernest W. Baker entre a fantasia e realidade no PF em Paris
-
Semana da Moda de Paris é a segunda paragem internacional do Portugal Fashion na época primavera-verão 2022
-
A dupla Ernest W. Baker apresenta em formato digital às 9h (hora de Portugal Continental)
A segunda paragem (digital) do roteiro internacional do Portugal Fashion na estação primavera-verão é em Paris com a dupla Ernest W. Baker, em calendário oficial da Semana da Moda Masculina francesa. É no sábado, 26 de janeiro, às 9h (hora de Portugal Continental), que será apresentada, em formato digital, a coleção outono-inverno 2021. O Fashion Film será transmitido em livestreaming na plataforma da Semana da Moda de Paris (parisfashionweek.fhcm.paris).
“Já não estamos a definir os códigos que nos definem pessoalmente e como marca – estamos a refiná-los”, dizem. A proposta dos designers é uma afirmação do que a marca representa em termos de atitude, de vestuário e de estilo.
A dupla continua a procurar traduzir a herança de hoje na estética de amanhã, misturando as influências culturais da elegância europeia com a crueza americana. Com um pé no presente e um pé no futuro, a nova coleção é sobre ir mais longe nesse território estético, seguindo dois guias. O primeiro é Shakespeare com a ideia de “Sonho de uma Noite de Verão”, a noite mágica onde o impossível se torna possível. O segundo é Satoshi Kon, cujos filmes retratam um lugar entre o mundo tal como o conhecemos e a fantasia, nomeadamente em “Perfect Blue”, com a emoção a chover sobre as personagens.
Estas referências misturadas com o foco tanto nas gerações muito jovens como nas velhas, tornam-se uma exploração da juventude adolescente. “Aquele momento tanto fugaz como eterno entre os sonhos da infância e a realidade da idade adulta”.
Para os designers, a coleção viaja no tempo e no espaço. “A suavidade clara dos anos 50; o vestuario desportivo dos nossos antepassados; elementos feitos à mão, executados de uma forma mais estilizada, ao mesmo tempo tesouros antigos e novos ornamentos gráficos. O School ́boy varsity jacket misturado com o Canadian tuxedo, vestido com um padrão de rosas distressed na ganga, como se a chuva de Satoshi Kon tivesse imprimido as flores no próprio tecido.”
Americana, um dos princípios marcantes em Ernest W. Baker, serve tanto de orgulho nas raízes dos designers como de nova esperança para o país. “Reinterpretar sempre o passado e inspirar a transformar o futuro, com um sentimento de nostalgia, mas sem nunca olhar para trás.” A Primavera-Verão 2022 da jovem marca é uma forma de dizer que a “esperança é sobretudo fantasia e desejo, mas traz sempre a possibilidade de se tornar realidade”.
Reid Baker nasceu em Detroit e cresceu na zona rural de Park City, Utah, enquanto que Inês Amorim nasceu e foi criada em Viana do Castelo. Fundada em 2017 pelos designers, a marca inspira-se no avô de Reid, Ernest W. Baker, um dos primeiros publicitários de Detroit. Com uma sensação de nostalgia, a intenção é reinterpretar roupas clássicas que parecem ter sido tiradas do armário de Ernest.
Depois de lançar apenas a sua segunda coleção, a marca foi indicada para o prémio LVMH edição 2018 e tem pontos de venda como 10 Corso Como, Antonioli, Galeries Lafayette, SSENSE e United Arrows.
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.