A marca de moda feminina NOPIN, criada em 2019 pela jovem designer Catarina Pinto, levou um ar de novidade ao segundo dia da 50º do Portugal Fashion. Os desfiles de ontem, dia 17 de março, ficaram ainda marcados pelas apresentações de Katty Xioamara, Estelita Mendonça, Carolina Sobral e David Catalán.
Com inspiração nas obras da pintora surrealista Helene Meyer a nova coleção da marca premium de moda feminina, mereceu muitos elogios. Foi uma estreia absoluta para a NOPIN na passarelle principal do Portugal Fashion, que surpreendeu com uma coleção marcada pelas preocupações sustentáveis e pelos elementos gráficos e padrões arrojados.
“Na NOPIN utilizamos materiais premium como sedas, linhos, algodões orgânicos, poliéster feito com restos de tecidos e garrafas de plástico, lyocell e botões em madre pérola ou em coco natural, sendo que 70% dos nossos tecidos são comprados a empresas portuguesas. Estamos num segmento alto com peças exclusivos e de muito pormenor que estão ao nível do que melhor se faz lá fora”, explica ao T Catarina Pinto.
Macacões, vestidos e blazers com cinturas marcadas, transparências e acolchoados em materiais sustentáveis marcam a coleção da jovem designer, que se apoiou também na experiência dos pais no setor do têxtil e moda para avançar com a criação da marca.
“Os meus pais têm uma fábrica têxtil e trabalham há muito tempo no sector, confecionam em regime de private label para algumas das marcas mais reputadas internacionalmente”, o que contribuiu para que Catarina decidisse aliar o know-how familiar ao seu desejo de criar. Para já, a Nopin tem lojas físicas no Porto e em Braga, sendo que através do online chega já também a países como a Eslovénia, Alemanha, Dubai ou Estados Unidos da América.