Mais uma edição da Munich Fabric Start abriu as portas esta terça-feira, dia 23, e estará em funcionamento até à próxima quinta-feira, 25 de janeiro. São cerca de 42 mil m2, preenchidos com mais de mil coleções primavera-verão 2025, todas sob o tema ‘Clarity’ (Clareza). 6Dias, Bloomati by Carvema, Fitecom, GPSA | TMG Textiles, Iberis, Lemar, MMRA, Modelmalhas, MTV Belts, Sanmartin, Texser, Top Trends e Troficolor Denim Maker compõem o grupo ‘From Portugal’, acompanhadas pela Paulo de Oliveira e Somelos.
Apelar à consciência da qualidade, sustentabilidade e competência são os objetivos desta edição. Princípios sempre cumpridos pelas empresas portuguesas presentes. A própria organização do certame dá o exemplo da Lemar, que tem respondido aos altos padrões de transparência e circularidade impostos pelos compradores. Mas não é a única, a Bloomati by Carvema traz novidades sustentáveis e acabamentos especiais: “Apresentamos malhas novas com algodão orgânico e poliéster reciclado e um novo acabamento Soft Recycled Booster”, diz Márcia Maciel do departamento de marketing da empresa.
A MMRA dá continuação à tendência da reciclagem com malhas 100% feitas com o reaproveitamento de fibras. “Numa malha conseguimos ter algodão, poliéster, viscose entre outras fibras, que no final dá um artigo 100% sustentável, mesmo a nível de tingimento também conseguimos resultados interessantes”. Patrícia Andrade, export sales, refere ainda composições com algodão supima orgânico, cânhamo, linho, entre outros que estão em exposição em Munique.
Já no stand da 6Dias as estrelas são as fibras de laranja e urtiga e o ecodenim; no da Texser o indigo recilado, com um processo que reduz consumos de água, energia e emissões de CO2.
Forte e com stand movimentado está igualmente a Troficolor com a sua coleção “dedicada aos princípios da responsabilidade e transparência”. Na coleção SS25 sobressaem as certificações GOTS, OCS, GRS. Daniel Azevedo, comercial, destaca em declarações ao T Jornal os “conceitos de ECRU (variedade de tecidos prontos a usar na sua cor natural) e de Upcycling (a reutilização criativa de tecidos já existentes)”.
A participação das PME empresas portuguesas na MUNICH FABRIC START é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.