Bamburi, Cristina Barros, Juliano Bella, Kalisson / Bagoraz / Get in Vibe, Loco Luxo, Lx Xtra Line, MRôlo, Quinta e Santos, Scripta, Scusi, SMF e SMK são as empresas que compõe a comitiva ‘Fom Portugal’ a marcar presença em mais uma edição da feira de moda MOMAD a decorrer de 9 a 11 de fevereiro em Madrid, Espanha. Um certame particularmente interessante para as marcas de moda portuguesas.
Na capital espanhola, as empresas presentes pretendem ampliar as relações com o mercado espanhol e, nesse sentido, e como é habitual, Portugal faz-se representar por uma forte comitiva.
É o caso, por exemplo, da SMF que participa no certame madrileno há um quarto de século e onde “conseguimos sempre angariar novos clientes e obtemos sempre cerca de 50 encomendas em todas as edições”, conta entusiasmado João Ramos, diretor comercial da marca. Em exibição estará a coleção Outono-Inverno 24/ 25 de onde se destacam peças como o “vestido slip, casaco acolchoado e o cardigã são Trend Curve + Sustained Risers”.
Em estreia e com grande expectativa está a Bamburi que tem como objetivo “angariar clientes, mas, fundamentalmente, estabelecer contactos com equipas comerciais ou revendedores que possam vender BAMBURI em Espanha e resto da Europa”. Para além dos sneakers que são o seu core business, apresentará igualmente uma linha de roupa feminina que espera que capte clientes espanhóis, mas também de outros mercados da Europa ou mesmo da América do Norte.
Quinta e Santos e SMK estão, igualmente, neste grupo de estreia. Para a Quinta e Santos, segundo comunicado, “esta feira é o ponto de partida deste ano 2024. Pretende ser a nossa afirmação em estilo e representação dos diversos processos que queremos desenvolver com as marcas”.
Já a SMK, conta Fanny Costa, participa na MOMAD “com intuito de expansibilidade do negócio, divulgação da marca, angariação de novos clientes tanto a nível nacional como internacional. Entendemos que esta participação pode proporcionar uma série de benefícios tais como networking, acesso a tendências e insights do sector da moda, bem como aprendizado e inspiração para coleções futuras”.
Por seu turno, a MRôlo – com mais de uma década de participações – regressa ao certame onde, diz Ana Sampaio, “o número de visitantes tem diminuído e os resultados têm sido algo instáveis”, mas se mantém “uma oportunidade para dar a conhecer os nossos artigos aos nossos clientes, e por um lado desenvolver novas parcerias”.
A experiente Loco Luxo que já participou em várias edições e sempre na edição de fevereiro – para apresentar as coleções outono-inverno – continua a voltar, pois o “feedback tem sido bom, daí continuarmos a apostar nesta feira”. No que diz respeito às novidades, a Loco Luxo destaca, para além da linha habitual de parkas com pelo naturais, “um leque de modelos feitos inteiramente com pelos naturais de raposa, bem como uma linha de casacos de fazenda (100% lã) também com golas de pelo de raposa”, revelam em comunicado.
A Scusi estará, igualmente, na MOMAD e, nesta edição, espera que “surjam novos compradores ou agentes para nossa marca”. As palavras são de Rosa Maria Martins, para quem “só estando presentes é que conseguimos mostrar e dar a conhecer a marca e tudo que ela representa”. Com agentes distribuídos por todo o território espanhol, a Scusi apresentará em Madrid uma coleção completamente desenvolvida de raiz.
A participação das PME empresas portuguesas na MOMAD é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.