Com o objetivo de ser uma voz ativa dos efeitos da discriminação violenta exercida contra as mulheres pelo regime talibã no Afeganistão, a designer Katty Xiomara juntamente com a ativista Zarifa Ghafari e a Amnistia Internacional utilizou a moda como um veículo de protesto, lançando o projeto ‘Look for Freedom’.
‘Look For Freedom’ foi apresentado no dia Internacional da Mulher, apesar de já estar a ser trabalho desde 2021, com o objetivo de transformar para sensibilizar. Para tal, foram criadas várias peças a partir de burcas deixadas para trás por raparigas e mulheres que fugiram do Afeganistão, para que sirvam de símbolo de renascimento das mulheres afegãs. Assim, este projeto quer transformar o sentido opressivo associado à burca.
“É um grito de revolta e um orgulho enorme desfazer peças impostas pelo regime para anular a mulher e convertê-las em peças femininas”, afirmou a designer num comunicado. O objetivo desta iniciativa é também incentivar a assinatura de uma petição pela criminalização da repressão vivida pelas mulheres.
Como inspiração, Katty Xiomara utilizou a arquitetura do país, mas também o poema “Memories of Light Blue” da poetisa Nadia Anjuman, que eram escritos pelas mulheres em segredo. Desta combinação surgiu um padrão que é impresso numa saia plissada com toques de azul claro, tal como o poema. O azul é a cor por que são mais conhecidas as burcas e que a designer mantém-no retirando-lhe o peso opressivo. As burcas originais são utilizadas na camisa da coleção que tem um peso simbólico superior, por incluir o quadriculado, que é a única janela de visão das mulheres.
Uma vez que o projeto não tem um objetivo comercial, as peças não estão disponíveis para venda – “se encontrarmos um propósito solidário, talvez avance no futuro” – disse Katty Xiomara num comunicado. Por agora, as peças são apenas de protesto e podem ser requisitadas para vestir e juntarem-se à causa.