Marita Moreno arrecada prémios internacionais
A marca Marita Moreno foi premiada nos Global Footwear Awards com a medalha de prata na categoria Produção Ética, tendo arrecadado também um prémio de bronze pelo relacionamento com negócios locais e selecção de fornecedores que praticam salários justos. O júri internacional de especialistas elogiou a marca portuguesa pelo compromisso em procurar matérias-primas e processos sustentáveis e em promover o comércio justo e os negócios locais.
Para a distinção, os Global Footwear Awards focaram-se no modelo Starfish (foto abaixo), produzido em Pinatex, um material obtido a partir das folhas de anánas, e que é neste caso utilizado como uma alternativa vegan ao couro convencional. O design da peça e a capacidade de produzir de forma sustentável um modelo com propriedades anti-transpiração e anti-odor são alguns dos pontos destacados pelo júri na atribuição da medalha de prata.
Para além da aposta em materiais sustentáveis, a marca portuguesa venceu também o estatuto bronze no que toca ao apoio a negócios locais e pela selecção de fornecedores que praticam salários justos para os standards internacionais.
Criados este ano, os Global Footwear Awards pretendem distinguir projectos na área do calçado que se destaquem pela criatividade, inovação ou sustentabilidade. O júri é composto por profissionais de instituições, marcas e publicações internacionais, entre os quais Joana Galhano, Diretora do Museu do Calçado, em São João da Madeira.