“A criação de valor para os clientes, mantendo a resiliência operacional e o compromisso com a sustentabilidade” é um dos focos centrais da estratégia da Mundotêxtil – nas palavras da administradora Ana Vaz Pinheiro – o que ficou patente com a presença do grupo na 25ª Conferência e Prémio de Excelência Industrial Europa 2023, realizado na passada semana.
Ana Vaz Pinheiro disse ao T Jornal que a participação da Mundotêxtil na conferência “foi uma oportunidade única para partilhar e destacar as nossas práticas de gestão no cenário internacional. Na conferência, abordámos temas como a estratégia de reconfiguração de cadeias de abastecimento em face dos desafios geopolíticos crescentes. Apresentamos as nossas abordagens top-down e bottom-up, destacando a inovação e melhoria contínua como pilares fundamentais para o crescimento sustentável”.
Num contexto de forte concorrência internacional, “reforçamos o nosso compromisso com a sustentabilidade em todos os aspetos dos nossos produtos, serviços e processos. A participação não só nos proporcionou reconhecimento pelo Industrial Excellence Award Portugal 2023, como também nos permitiu integrar uma rede exclusiva de líderes da indústria, facilitando a partilha de melhores práticas”, referiu ainda Ana Vaz Pinheiro.
Aliás, o convite à Mundotêxtil para ser uma das empresas palestrantes na conferência “surgiu na sequência da nossa conquista do Excellence Award Portugal 2023. Os restantes intervenientes eram os representantes das empresas vencedoras na Bélgica (Pfizer), Suíça (Stadler Rail), e Turquia (Senkron.Energy Digital Services)”.
Durante a apresentação, foi destacada a abordagem da Mundotêxtil na construção de cadeias de abastecimento resilientes, abordados os desafios geopolíticos e enfatizada a importância de estratégias operacionais ágeis e inovadoras. “Ao explorar o tema ‘Orchestrating Resilient Supply’ foi feito um enquadramento da Indústria têxtil-lar e enaltecida a superação de desafios específicos desta, ressaltando a relevância da gestão eficiente e da medição do risco ao longo da cadeia de abastecimento”.
Além disso, foi apresentada a forma como a Mundotêxtil integra inovação e melhoria contínua de processos e como isso contribui para o crescimento sustentável. “Uma das questões mais relevantes foi a partilha dos desafios da competitividade global, desde a definição de metas estratégicas até a colaboração eficaz entre diferentes unidades organizacionais”.
Ana Vaz Pinheiro disse ainda ao T Jornal que “pretendemos continuar o nosso caminho de investimento em tecnologia avançada, design inovador e sustentabilidade. A adaptação constante às tendências do mercado e às necessidades dos clientes permanece no centro das nossas operações. Além disso, pretendemos fortalecer ainda mais as nossas parcerias globais e explorar oportunidades de crescimento sustentável em novos mercados. O compromisso com práticas sustentáveis, inovação estratégica e transformação digital continuará a ser o alicerce da Mundotêxtil para um futuro mais sustentável e inovador”, concluiu.