”Portugal é reconhecido pelas melhores práticas sustentáveis”
”Portugal é reconhecido a nível mundial como o país onde as empresas têm as melhores práticas sustentáveis”, disse o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, no painel ‘Sustentabilidade e comércio internacional, no âmbito da 16ª edição do Portugal Exportador. Nesse quadro, recordou, o sector nacional assume uma importância preponderante no contexto europeu.
Mais particularmente, Mário Jorge Machado recordou a importância que o sector teve para a economia nacional quando, em junho de 2020, em plena pandemia, começou a produzir as máscaras sociais que permitiram a retoma da atividade económica e da vida social. “O sector têxtil foi naquele momento um sector-chave: conseguiu dar-nos a todos a possibilidade de retomar a nossa atividade social e económica”, lembra Mário Jorge Machado.
O presidente da ATP não quis deixar de referir-se, por outro lado, ao futuro do sector, que, disse, está na sustentabilidade social, ambiental e económica. Neste contexto, mencionou duas candidaturas do sector ao PRR que permitirão melhorar os processos.
“Uma das candidaturas que o sector tem é um programa para desenvolver fibras do futuro onde vamos utilizar os desperdícios de outras indústrias como a alimentar, utilizando cascas de laranja, cascas de arroz ou utilizando a biomassa das florestas, e com estes desperdícios vamos criar novas fibras que tornarão os produtos têxteis circulares sem necessidade de importar fibras”, explicou Mário Jorge Machado recordando que, a partir de 2024, nenhum produto têxtil poderá ser incinerado ou ir para um aterro na Europa.
A outra candidatura ao PRR relaciona-se com a utilização da água, estando o sector a propor “a utilização deste recurso em 360 graus dentro da indústria, por forma ajudar resolver um problema da humanidade. É uma solução que vai muito além do sector”, enfatizou.
Também no âmbito social, Mário Jorge Machado lembrou que a ITV tem um importante papel ao permitir que pessoas com formação escolar mais reduzida tenham a oportunidade de obter formação e “crescer pessoal e profissionalmente”.
Mário Jorge Machado participava na 16ª edição do Portugal Exportador, que contou ainda com as intervenções de António Costa Silva, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, André Magrinho, adjunto do presidente da Fundação AIP (e moderador), Amara Reis, CEO da Sociedade de Plásticos Sacos 88, Carlos Vicente, diretor-geral da Vitacress, e Carla Pereira, diretora de Marketing e Comunicação da DPD Portugal.