O Portugal GreenTex Hub, do projeto RegioGreenTex, está nos Textile Circular Days, que decorrem hoje e amanhã nos Países Baixos. Sasia, Tintex, CITEVE e Cluster Têxtil são as entidades representadas presencialmente por Maria José Carvalho.
A Sasia contribuiu para a mostra com demonstradores de ganga reciclada (de jeans a fibra e fio), juta reciclada (de sacos de juta usados na embalagem de café e cacau), algodão reciclado (de resíduos de tecidos e malha em algodão) e esponja reciclada (de restos de produtos em esponja, a fibra e não tecido).
Já a Tintex enviou amostras de malhas com conteúdo reciclado, tingidas usando água reciclada – “uma dupla reciclagem: água e fibra”, chama à atenção Maria José, em declarações esta manhã ao T Jornal. Tem também várias amostras com diferentes conteúdos reciclados e de vários tipos de fibras, malhas tingidas com corantes naturais (Colorau) e malha revestida com PU waterbased.
Do lado be@t está exposta uma malha de algodão funcionalizada com extrato de eucalipto (antibacteriano) e felpo de algodão funcionalizado com extrato de tomilho (para neutralização de odores). “Temos tido muitas visitas ao nosso espaço e interesse nas nossas empresas e projetos apresentado”, resume a representante do Cluster Têxtil Português: Tecnologia e Moda.