A Première Vision Paris encerrou, na passada quinta-feira, com um “feedback geral positivo” para a forte comitiva From Portugal presente na Paris Nord Villepente. O ambiente vivido no certame foi de agitação, quer nos contactos quer nos negócios e, portanto, desenha-se um balanço alegre para mais uma presença portuguesa nos grandes palcos internacionais.
“As empresas fizeram um balanço geral positivo na qualidade dos clientes e na quantidade em relação à edição de julho, foi mesmo um aumento muito grande e as empresas ainda estiveram a trabalhar na sexta-feira, mesmo a feira tendo terminado na quinta-feira. Em relação à edição de fevereiro existiu um aumento, em especial, na qualidade dos visitantes”, salientou Sofia Botelho, diretora executiva da ATP, em declarações ao T Jornal.
Como contou, em geral há um balanço positivo das empresas com um aumento do número de visitantes muito significativo em relação aos valores de julho, salientando que “a feira teve, pela primeira vez, um programa de convite de compradores estrangeiros para visitar a feira, o que é positivo, e também ajudou muito neste upgrade de clientes”.
Já Teresa Pereira, responsável desde a parte gráfica até aos tecidos expostos no Fórum de Tendências de Tecidos From Portugal presente no certame parisiense, expressa o balanço positivo das empresas portuguesas: “a feira correu – sem dúvida – bem para todas as empresas que compuseram a comitiva From Portugal e, em todos os sectores em que marcamos presença, quer seja lanifícios, camisaria, malhas, estamparia ou acessórios”.
As datas para as próximas edições da PremIére Vision Paris já foram lançadas. ‘Extremes’ é a temática para a próxima edição de julho, que decorrerá entre os dias 2 a 4 de julho de 2024. Para o próximo ano, o certame decorrerá primeiro que a Milano Unica e, portanto, durante os dias 28 e 30 de janeiro de 2025 e, em julho, ocorrerá entre os dias 1 e 3.
As empresas 6Dias Têxteis Internacionais, A. Sampaio & Filhos Texteis Sa, Acatel, Albano Morgado SA, Anbievolution, Anjos e Lourenço, Bordados Oliveira, Brito Knitting, Calvi, Carmafil, Casa da Malha, CFM-Conscious Fabric Makers, Crispim Abreu, Familitex, Filasa / Kroma, Fitecom, Happyprobability, J Caetano, Joaps – Malhas, Lemar, Lima & Companhia, LRT, Lunartex, Lurdes Sampaio, Magma Textil, Matias & Araújo SA, Modelmalhas, NGS Malhas, Positive Materials, Sidónios Knitwear, Spring, Texser | Textil De Serzedelo, TMG Textiles | GPSA, TMR, Trimalhas, Troficolor Denim Makers e Wonder Raw foram as empresas da comitiva ‘From Portugal’ presentes nesta edição de fevereiro de 2024 da PV.
A elas se juntaram as também portuguesas Adalberto Textile Solutions, Confetil, Inovafil, Paulo de Oliveira, Penteadora, Polopiqué, Riopele, Somelos Tecidos, Tearfil, Vilarinho, Vilartex e os fóruns de Tendências de Tecidos From Portugal e o iTechStyle Green Circle.
A participação das PME portuguesas na PV Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.