A Primark, em parceria com a Yellow Octopus, vai passar a realizar recolha de têxteis usados nas suas lojas em Portugal. Ao todo são 11 as lojas com caixas de recolha, podendo nesses contentores serem depositadas peças de vestuário, calçado, acessórios, têxteis-lar, de qualquer marca e em qualquer estado de uso.
O programa insere-se não só na estratégia de sustentabilidade da marca, mas também de responsabilidade social, uma vez que todas as receitas vão ser doadas à UNICEF. “Esta iniciativa não só reforça o nosso compromisso na redução dos resíduos têxteis, como também permite apoiar o trabalho fundamental da UNICEF junto das crianças”, diz o diretor da Primark Cares, Lynne Walker, citado em comunicado.
A Primark comunicou também no passado mês de novembro uma diminuição de 1,9% nas emissões de carbono em toda a cadeia de valor desde 2019. Nos dados do 3º Relatório de Progresso sobre Ética e Sustentabilidade consta também que 66% das roupas vendidas já são feitas com materiais reciclados ou de origem sustentável, o que significa um decréscimo de 20% comparativamente ao ano passado.
“As emissões de scope 1 e 2 foram reduzidas em 21% em 2024, comparado com 2023”, lê-se. Foram também dados mais de 393 workshops de arranjos de costura nos últimos três anos, com vista a dar uma nova vida à roupa usada.