O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, já apresentou a segunda edição do ‘beat by be@t’, o programa de inovação em sustentabilidade para a indústria têxtil e da moda, e reúne-se novamente dia 20 de março nas instalações do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão para o último dia de trabalhos da fase de preparação da nova edição.
A primeira fase do programa de inovação, que decorre desde de janeiro, conta com os desafios de cinco empresas têxteis: Adalberto, Casa da Malha, Be.Simple, Jadifex e Maxigrau. O objetivo é criarem uma solução têxtil circular que considere temas importantes de sustentabilidade, como a redução ou reaproveitamento de desperdício, eficiência produtiva e novos processos, modelos de negócio com base nos princípios da economia circular e da bio economia.
No dia 20 está ainda prevista uma visita guiada à Pafil, empresa parceira do projeto, duas formações, e uma apresentação intermédia de ideias dos desafios anteriormente anunciados.
Programa:
9h30
Sessão de abertura
9h50
Visita a uma empresa – Pafil
11h10
Formação: Como fazer um pitch?
11h50
Formação: O papel do design na sustentabilidade
12h50
Almoço
13h50
Apresentação de Estudos de Caso de Inovação na indústria têxtil e vestuário (ITV)
14h20
Trabalho individual
16h00
Apresentação intermédia das ideias em sessões paralelas Maxigrau, Be.Simple, Casa da Malha
17h00
Apresentação intermédia das ideias em sessões paralelas Adalberto, Jadifex
18h00
Sessão de encerramento
A segunda fase do projeto tem início em abril e será de aceleração dos projetos selecionados. Terá a duração de sete meses e inclui a concretização da solução criada.
O beat by be@t 2024, iniciativa inserida no projeto be@t liderado pelo CITEVE e apoiado pelo PRR, visa sensibilizar toda a indústria têxtil e da moda para a urgência da transição verde e convocá-la a participar num cruzamento para torná-lo possível. Neste sentido, o BCSD Portugal convida empresas, designers de moda, gestores e engenheiros têxteis a formarem equipas multidisciplinares e a, juntos, pensarem soluções têxteis inovadoras, que integrem os princípios da circularidade e do eco design. Isto porque esta sinergia é a alavanca necessária para a mudança de paradigma na fileira têxtil, e para a criação de processos e produtos sustentáveis de uma nova geração.
Recorde-se que o evento de lançamento decorreu no passado dia 8 de fevereiro e as inscrições para a fase de ideação estão abertas até 15 de março.