Vendas globais de maquinaria têxtil diminuíram em 2020
No final do ano de 2020, as vendas globais de maquinaria têxtil diminuíram em comparação com 2019 em cerca de 17%, refere a 43ª edição anual International Textile Machinery Shipment Statistics, divulgada pela ITMF – International Textile Manufacturers Federation. O relatório cobre seis segmentos de máquinas têxteis, sendo que em todos eles se verificou um decréscimo nas vendas.
Vale a pena notar que, segundo o relatório, a procura de máquinas de fiação observou um recuo em quase todo o mundo, com a exceção do mercado turco – onde a procura foi de tal ordem, que o segmento ‘Europa’ apresentou um crescimento da procura em 2020 de mais 76% em relação ao ano anterior.
China, Índia, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão foram outros mercados onde as compras de maquinaria têxtil se mantiveram, mas nem todos em crescimento, o que perspetiva uma diminuição da exposição daqueles países ao sector – e a possível aposta em cadeias de valor menos extensas.
O estudo referente a 2020 foi compilada em cooperação com mais de 200 fabricantes de máquinas têxteis, representando uma medida abrangente da produção mundial, segundo a própria ITMF.