Marcas de moda propõem roupa de longa duração

Marcas de moda propõem roupa de longa duração

Seguindo a tendência das marcas de luxo, damos algumas dicas para que as peças durem mais

A pandemia do coronavírus repensou a vida em todas as áreas, inclusive na moda. Foi assim que em Abril passado, Giorgio Armani afirmou que usou este tempo para reflectir sobre a indústria da moda e como funciona. “Não quero mais trabalhar assim, acho imoral”, disse o designer italiano sobre consumo de massa e superprodução, sem levar em conta o meio ambiente.

Nesse sentido, criticou a chamada “moda rápida”, afirmando que “não faz sentido que um casaco ou fato meu fique na loja durante três semanas, que imediatamente se torne obsoleto e seja substituído por uma mercadoria nova, não tão diferente da anterior”.

Algo semelhante ao que o director criativo da Gucci, Alessandro Michele, disse recentemente, anunciando que a marca de luxo reduzirá os seus desfiles anuais de moda de cinco para dois. “Creio que estas são palavras obsoletas e mal alimentadas…A roupa deve ter uma vida mais longa do que essas palavras lhe atribuem”, disse Michele sobre o calendário primavera/verão, outono/inverno, cruzeiro, pré-primavera e pré-outono.

Conforme relatado pelo The Guardian, a marca de luxo agora exibirá colecções “fora da temporada” duas vezes por ano. “Entendemos que fomos longe demais(…)As nossas acções imprudentes queimaram a casa em que vivemos. Concebemo-nos separados da natureza,  sentimo-nos astutos e omnipotentes”, disse o director criativo da Gucci.

Deve-se lembrar que a produção de roupas é uma das actividades mais poluentes. Segundo dados das Nações Unidas, a indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, uma taxa mais alta que o total produzido pelo transporte aéreo e marítimo combinado.

Como fazer as roupas durarem mais

Este modo de pensar nas grandes marcas de moda pode ser copiado nas nossas casas. Se aprendemos alguma coisa esta quarentena, é viver simplesmente, com apenas o necessário. Além de não complicar a nossa existência, economizamos dinheiro. Daí a importância de cuidar do que temos para tirar mais proveito disso.

Todos nós temos uma peça que adoramos e como dói quando percebemos que ela já está usada ou tem um buraco, pelo que hoje damos algumas sugestões para que as tuas roupas durem mais.

1 – O primeiro passo é ser criativo, mesmo que seja a tua peça de roupa favorita, não a uses mais de uma vez em duas semanas; caso contrário, não haverá energia para impedir o desgaste.

2 – Escolhe o que deve ser pendurado e o que deve ser dobrado. Pendura as tuas roupas formais: saias, blusas, vestidos. Podes dobrar os teus jeans ou t-shirts.

3 – Às vezes, tendemos a esquecer as roupas por um longo tempo. Se as deixares no armário por um longo tempo, podem começar a cheirar a mofo ou pior, velho. Evita isso e usa um saco para absorver a humidade, pois não são difíceis de obter.

4 – Quando fores lavar a roupa, vira-a antes de a colocar na máquina de lavar e pendura da mesma maneira, para evitar que desbote. Usa também palitos de dente para evitar que as tuas roupas enruguem.

5 – Delicados – como as blusas que compraste online ou especialmente – devem ser lavadas à mão, pois colocando-as na máquina de lavar pode danificá-las. Também deves colocá-las sem apertar, apenas agita-as e, se possível, coloca-as numa toalha para que absorva a humidade.

6 – Coloca a tua roupa interior num saco de lavar roupa ou lava-a à mão, assim evitarás enroscar-se nas lâminas da máquina e danificá-la.

7 – Se passares a roupa, coloca um pano sobre ela, assim o calor não dará directamente sobre os tecidos e não perderão a cor. Se possível, passa com ferro a vapor as tuas roupas.

Imagens: divulgação Marcas de moda propõem roupa de longa duração . .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.