Mary Kay Portugal: um negócio em franca expansão

Mary Kay Portugal: um negócio em franca expansão

ENTREVISTA – Sem sombra de dúvida uma das marcas de cosméticos mais vendidos no mundo, a Mary Kay está presente em Portugal há já 20 anos. E a marca de beleza de topo de venda direta, atingiu o seu record de vendas e de faturação no passado mês de Março, reforçando o percurso ascendente, que tem vindo a operar nos últimos quatro anos, com um crescimento de dois dígitos ao ano, em total contraciclo com grande parte do panorama empresarial português.

O Tendências Online entrevistou Sandra Silva, Diretora Geral da Mary Kay Portugal, procurando descobrir o impacto da marca na vida das portuguesas.

Sandra Silva, Diretora Geral da Mary Kay Portugal
Sandra Silva, Diretora Geral da Mary Kay Portugal

TO – Quem é Mary Kay?

SS – Como empresária e filantropa, Mary Kay Ash iniciou o seu negócio a partir de uma pequena loja em Dallas, no Texas, com cinco produtos e um grande sonho, numa sexta-feira dia 13 de Setembro de 1963. Esse sonho consistia em inspirar as mulheres a transformar as suas vidas, e dessa forma, ajudar outras mulheres a transformar as suas vidas – porque Uma Mulher Pode™.

Durante 50 anos, a Mary Kay ofereceu à mulher o que ela mais precisava: Cuidado da pele avançado que oferecia resultados; maquilhagem moderna com tons tendência e fórmulas avançadas; e fragrâncias frescas e inesquecíveis. Acreditando no poder e na importância da responsabilidade social, a Mary Kay mostrou que a beleza pode enriquecer a vida das mulheres – uma mulher de cada vez.

De um investimento de 5000 dólares em 1963, a Mary Kay cresceu, tornando-se uma das maiores empresas de venda directa no que diz respeito ao cuidado da pele e maquilhagem em todo o mundo.

TO – O que distingue os cosméticos “Mary Kay” dos restantes que encontramos no mercado?

SS – A Mary Kay tem produtos em todas as categorias, nomeadamente, tratamento de rosto, maquilhagem, perfumante e homem. Todos os anos a Mary investe milhões de dólares em investigação e desenvolvimento, razão pela qual todos os trimestres lançamos novos produtos no topo das tendências a nível mundial, que vão de encontro às expectativas e necessidades das consumidoras portuguesas. As consumidoras Mary Kay reconhecem a importância de ter uma pele bem cuidada e pronta para receber a maquilhagem. Fomos considerados, pelo Euromonitor Internacional, uma das 10 melhores marcas do cuidado da pele e uma das 15 melhores marcas de maquilhagem em todo o mundo.

TO – Quem pode ser consultora Mary Kay?

SS – Qualquer pessoa pode ser Consultora de Beleza Independente Mary Kay.

A empresa tem um modelo de negócio próprio, reconhecido pela Universidade de Harvard, onde as Consultoras de Beleza Independentes Mary Kay são donas do seu próprio negócio, dedicando-se ao mesmo, de acordo com as suas prioridades e objectivos. Não importa a idade, formação ou experiência prévias. O que importa é que cada Consultora de Beleza saiba exactamente quais os seus objectivos e esteja disposta a aprender e trabalhar para os alcançar. Na Mary Kay costumamos dizer que não importa onde se começa mas sim onde se acaba!

TO – Vale a pena ser consultora “Mary Kay”? Porquê?

SS – A Mary Kay Portugal cresceu, nos últimos 3 anos, a uma taxa de mais de 50%, tendo tido em 2014 o seu melhor ano de sempre até agora. Isto significa que as cerca de 5000 Consultoras de Beleza em Portugal tiveram muitas delas também, o seu melhor ano de sempre. Os rendimentos das Consultoras são muito variáveis, dependendo, claro está, dos objectivos que cada consultora de Beleza define para o seu negócio. Definitivamente temos em Portugal muitas mulheres empresárias de grande sucesso que vivem exclusivamente do seu negócio Mary Kay.

Adicionalmente, o sucesso e crescimento da Mary Kay em Portugal nos últimos anos mostra bem que a oportunidade de negócio e carreira Mary Kay é valorizada e sem dúvida que vai ao encontro das ambições e sonhos de muitos milhares de mulheres portuguesas. Pela independência e autonomia que oferece, já que cada mulher gere o seu próprio negócio e objectivos, mas também e sobretudo, pelo estilo de vida único que permite alcançar. Que vai desde rendimentos e ganhos ilimitados a vantagens únicas como viagens, jóias, carros…

É também importante referir a solidez da Mary Kay que dá muita confiança às Consultoras de Beleza. Presente no mundo há mais de 50 anos, em mais de 35 mercados.

TO – Porque precisa uma mulher moderna dos produtos  “ Mary Kay”

SS – Uma mulher moderna precisa dos produtos mas acima de tudo do serviço único e personalizado que caracteriza o serviço prestado pelas Consultoras de Beleza Mary Kay.

"Uma mulher moderna precisa dos produtos mas acima de tudo do serviço único e personalizado que caracteriza o serviço prestado pelas Consultoras de Beleza Mary Kay".
“Uma mulher moderna precisa dos produtos mas acima de tudo do serviço único e personalizado que
caracteriza o serviço prestado pelas Consultoras de Beleza Mary Kay”.

As consultoras de Beleza Mary Kay são as “Personal Trainers” da pele ensinando-a a cuidar da sua própria pele, através das sessões personalizadas de beleza.

Assim, no conforto da sua casa ou no local que deseje e no horário que mais lhe convier, qualquer consumidora, pode, longe dos olhares a que normalmente estão sujeitas em grandes superfícies ou perfumarias, aprender a cuidar da sua pele, aprender a maquilhar-se, experimentando os produtos antes de os comprar com garantia de 100% satisfação. Para ser mais fácil de perceber, as Consultoras de Beleza Mary Kay,  são as personal trainers da pele das suas clientes, o que garante à Mary Kay um posicionamento único no mercado.

TO – 20 anos em Portugal é significativo. Quais as dificuldades que enfrentou no início?

SS – O que temos vindo a assistir, sobretudo nos últimos anos, e mais concretamente no caso da Mary Kay, é à oportunidade de negócio e carreira ser cada vez mais uma alternativa considerada e abraçada por mulheres mais jovens, com um nível de formação mais vasto e elevado, bem como expectativas superiores.

Ao longo dos anos, muitos líderes de sucesso têm surgido, mas nenhum tão singular quanto Mary Kay Ash, a fundadora da Mary Kay.
Ao longo dos anos, muitos líderes de sucesso têm surgido, mas nenhum tão singular
quanto Mary Kay Ash, a fundadora da Mary Kay.

Acreditamos que há fundamentalmente dois factores que explicam esta tendência. Por um lado, enquanto empresa preocuparmo-nos em garantir um elevado apoio e formação em gestão, liderança  e produtos, indo de encontro às necessidades e ambições da geração Y. Por outro lado nos últimos anos assistimos em Portugal ao aumento da taxa de desemprego que afecta sobretudo mulheres jovens recém-licenciadas.

TO – Em termos económicos, manter um negócio com os lucros anuais que a marca consegue obter em anos de crise, não só em Portugal como no resto do mundo, há algum modelo de negócio pelo qual se guie?

SS – O modelo de negócio é o mesmo que o fundado por Mary Kay Ash há mais de 50 anos. Hoje são mais de 3 milhões de Consultoras de Beleza Independentes em todo o mundo, em mais de 35 mercados. Isso só é possível, com um modelo de negócio assente em mulheres independentes e profissionais que têm o seu próprio negócio, e que vendem os nossos produtos através de um serviço único de aconselhamento personalizado.

TO – Quais as perspetivas de crescimento a médio prazo?

SS – Em Portugal, a marca faz este ano 20 anos. Há 20 anos a enriquecer a vida das mulheres portuguesas. Sempre alicerçada em valores básicos que constituem o nosso DNA – integridade, honestidade e uma crença inabalável na Regra de Ouro.

O nosso compromisso e, em especial no ano em que assinalamos 20 anos, é continuar a enriquecer a vida de muitos mais milhares de mulheres e das suas famílias em Portugal. O nosso compromisso é continuar a investir para que todas e cada uma das mulheres portuguesas encontre na Mary Kay a sua opção para uma vida mais realizada e feliz. E assim mulher a mulher, família a família sabemos que vamos contribuir para que a economia portuguesa cresça.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados