MICAELA OLIVEIRA

BOTERO

Para a sua coleção outono/inverno 2017-18, Micaela Oliveira inspirou-se numa personalidade da Colômbia: o artista Fernando Botero. Umas das suas maiores preocupações é a violência na América Latina, que se encontra retratada nas suas obras, que se destacam pela extravagância, pela sensualidade e pelas suas personagens volumosas consagradas mundialmente. Os aspetos a salientar nesta coleção estão intrinsecamente ligados ao tema abordado, revelados em detalhes, pormenores e combinações de matérias primas.

As técnicas de manipulação das matérias abordadas traduzem a dinâmica da coleção. Já as técnicas de construção usadas adquirem protagonismo, reportando-nos para o tema. As silhuetas entregam-se às curvas desenhadas pelos tecidos que cobrem o corpo, criando sombras estáticas com alguma rigidez. Caracterizam-se por opostos que se complementam, com coordenados e peças de fitting semi-oversize e peças marcadas anatomicamente.

A paleta de cores escolhida incide nos tons nude, preto e rasgos de cor, refletindo a essência do conceito. Os tons neutros figuram a delicadeza pálida e cálida da mulher na sua plenitude.

Esta coleção pretende ser um aforismo que através de imagens e palavras descortina a dicotomia sinérgica entre a obra e vida, criadora e mulher. Visa percorrer várias fases da vida da criadora, dominadas por circunstancialismos de tempo e de espaço. A narrativa aqui evocada é uma ode à beleza da mulher.

Foto: Ugo Camera
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: