Mitos e realidades sobre a depilação a laser

Mitos e realidades sobre a depilação a laser

Mitos e realidades sobre a depilação a laser

Embora depilação a laser seja um método cada vez mais forte, ainda há dúvidas sobre a sua eficácia, segurança e os danos que pode causar o laser à pele.

Muitas destas questões devem a sua origem às más práticas que realizam clínicas clandestinas ou spas com pessoal não certificado e sem experiência, responsáveis pela depilação a laser, convertendo-a num procedimento doloroso para os pacientes, e até mesmo causar danos à pele; irritação e bolhas até queimaduras.

Além disso, alguns sites garantem a remoção do pelo definitivamente, facto que  é um dos principais mitos de depilação, porque embora seja um método permanente, este não é definitivo.

Especialistas no tema são unânimes em mencionar que nem o laser, a luz pulsada ou qualquer outra ferramenta utilizada para depilar, pode fornecer resultados definitivos, porque podem sempre reaparecer novos ou velhos pelos. Isto porque algumas peles não respondem ao procedimento.

Mitos e realidades

Algumas das ideias sobre a depilação a laser são um mito; Conhecê-las é importante para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto:

  1. Depilação a laser causa cancro da pele: Falso

Devido ao seu efeito selectivo na pele, o laser não é o causador desta doença. No entanto, pacientes com histórico de cancro na pele devem ser vistos por um dermatologista antes da aplicação do mesmo.

  1. Qualquer pessoa é candidata à depilação a laser: Falso

É sempre necessário uma consulta com uma avaliação de especialistas, para determinar se uma pessoa é um candidata ou não para utilizar este método de depilação. Por exemplo, se um indivíduo apresenta queimaduras, feridas, irritação ou uma doença de pele como herpes ou fungos, não pode passar por este tratamento.

Da mesma forma, mulheres grávidas ou lactantes não poderão passar por este método; O mesmo se aplica àqueles que têm diabetes ou que tomam qualquer medicação: devem consultar o médico antes de serem expostos ao laser.

  1. Um tratamento completo de depilação a laser requer várias sessões, independentemente da área do corpo em questão: Verdade Mitos e realidades sobre a depilação a laser

O laser actua de forma eficaz no pelo que está em estágio inicial de crescimento, conhecido como anágeno, mas infelizmente nem todos passam por essa fase ao mesmo tempo. É por isso que várias sessões são necessárias para o eliminar completamente; em média, são entre 6 a 8, dependendo da área a ser tratada, do estado de saúde do paciente e do tipo de pele. Mitos e realidades sobre a depilação a laser

Uma vez terminado o tratamento, é necessário realizar algumas sessões extras de manutenção; há folículos que podem permanecer em repouso por até seis anos.

Cabe destacar que se o laser é por um especialista e se a carga correcta de luz é emitida, a depilação não tem de ser dolorosa pelo que não será necessário o uso da anestesia.

  1. Nenhuma área do corpo pode ser depilada após o bronzeamento: Verdade

Devido à fotosensibilidade e maior concentração de melanina numa dermis bronzeada, os especialistas recomendam abstenção de tratamento durante um determinado período para evitar comprometer a saúde da pele.

  1. O feixe de luz laser pode danificar os tecidos que circundam o folículo piloso. Falso

A luz emitida pelo laser é absorvida selectivamente na melanina no folículo de pelo, causando dano directo que traz consigo a remoção do mesmo.

Enquanto o maior benefício de depilação a laser é que oferece resultados permanentes por um longo período de tempo, também tem outras vantagens: pode ser aplicada em qualquer parte do corpo (excepto a área dos olhos), tem os mesmos efeitos em homens e mulheres, não causa dor, é simples, segura e não causa efeitos secundários.

Imagens: divulgação Mitos e realidades sobre a depilação a laser Mitos e realidades sobre a depilação a laser .
Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Pode utilizar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.