Mitos e realidades sobre a menstruação

Mitos e realidades sobre a menstruação

Todas as mulheres, nalgum momento da sua vida, tem um encontro mensal obrigatório com a menstruação. Alguns dias do mês, que para algumas podem ser tremendamente desconfortáveis, enquanto outras dizem que não apresentam nenhum sintoma.

Seja como for, e apesar de já estarmos no século 21, ainda há aspectos obscuros e muitos mitos em relação ao período. Hoje resolvemos alguns deles.

SPM é um mito

A síndrome pré-menstrual tem pouco de mito e porque, embora a causa não seja claramente conhecida, a alteração hormonal que ocorre uma ou duas semanas antes do período causa sintomas, físicos e emocionais, importantes o suficiente para alterar o dia a dia normal de uma mulher. Entre eles: inchaço dos seios e abdómen, acne, dores de cabeça ou articulações, mais vontade de comer, irritabilidade, alterações de humor, crises de choro… Nada, no entanto, com gravidade! Todas as mulheres são cíclicas e devem ter claro que esses sintomas ocorrem como resultado de alterações hormonais.

Não fazer exercício durante a menstruação

É um mito profundamente enraizado na sociedade que não é conveniente praticar desporto durante a menstruação. Ora bem, tudo depende de como cada mulher vive o período, já que algumas sofrem dores severas no início que as impedem de se exercitar ou simplesmente não se sentem com força. No entanto, o exercício durante estes dias pode ser benéfico para aliviar os sintomas, embora a mulher deva ter em mente que o sangramento resulta numa perda de ferro e, portanto, é normal que o seu corpo se sinta mais cansado.

Evitar o banho

Outro dos mitos que, com certeza, ouviram das avós em algum momento, é que não é bom tomar banho ou ir à piscina e à praia durante a menstruação. Algo que, hoje em dia, não faz muito sentido. Graças aos tampões ou copos menstruais, a mulher já pode dar um mergulho sem nenhum problema, uma vez que a água não produz qualquer efeito negativo sobre o organismo naqueles dias.

Gerar óvulos sendo fetos

Completamente certo! É mais correto chamá-los de oócitos (ou ovócitos), não óvulos maduros, mas a verdade é que, a partir da nona semana de gestação, os fetos femininos já produzem milhões deles. No momento do nascimento a perda de oócitos é bastante considerável, porém o bebé tem 1 milhão, mais ou menos. A partir desse momento, já não se produzirão mais e por esse número continuará a diminuir ao longo dos anos.

Gravidez não é possível durante a menstruação

Ter relações sexuais durante a menstruação não garante que a mulher não engravide. Cada período é diferente e, nalguns casos, coisas como uma ovulação podem acontecer antes que a menstruação desapareça completamente. Se o  desejo da mulher não é ficar grávida, o melhor é tomar precauções através do uso de contraceptivos.

Como podem ver, ainda existem muitos mitos sobre a menstruação e é certo que descobriste coisas sobre o teu período que, nesta altura, não sabias ou não tinhas a certeza. Mitos e realidades sobre a menstruação

Imagens: divulgação Mitos e realidades sobre a menstruação Mitos e realidades sobre a menstruação .




Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.