A moda e a sua influência na sociedade

A moda e a sua influência na sociedade

Segundo a Wikipedia, a expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre directamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milénios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los.

Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.

Algumas pessoas costumam avaliar o seu grau de sucesso e mesmo de felicidade, através dos bens materiais que possuem ou através da facilidade e da disponibilidade para os comprar. É a sociedade consumista incentivando o “ter” as coisas e levando pessoas a se sentirem extremamente mal e por baixo, na medida em que não conseguem atender aos apelos consumistas que lhes vêm de todas as partes.

Estes apelos consumistas acabam tentando achatar as necessidades humanas nalgumas faixas, padronizando desejos, aspirações e colocando como condições única de bem estar a aquisição daquele apetrecho que se encontra na moda. Com isso, as necessidades passam a ser impostas de fora para dentro, de uma forma massacrante. Muitas vezes, as pessoas nem questionam as imposições sociais, mas dentro delas nasce o conflito entre as necessidades interiores e autênticas e as exteriores, impostas.

Campanhas publicitárias actualmente são implacáveis
Campanhas publicitárias actualmente são implacáveis

Um dos dois pólos tem que ser esmagado para o outro sobreviver e, infelizmente, a força social e a demanda consumista parecem falar mais alto.

Baixa estima

A principal consequência negativa da moda é um factor muito importante nas pessoas e que se denomina por “auto estima”. Para muitas pessoas, sentirem-se bem é valorizarem-se a elas mesmo e sentirem-se bem. No entanto existem pensamentos errados pela má influência ou má recepção do conceito moda e que são factores que influem no comportamento das pessoas, como sentir que estão bem fisicamente perante outras pessoas. Estes factores podem provocar para além de baixa estima problemas mais graves como a anorexia ou a bulimia.

"Eu não posso andar na moda"
“Eu não posso andar na moda”

Anorexia e bulimia

A anorexia e a bulimia são doenças de transtornos alimentares muito graves que vêm aumentando ao longo dos anos. Uma das causas principias que provoca estas desordens é precisamente “A Moda”.

Algumas pessoas têm no entanto um conceito errado sobre a moda, o qual influi as pessoas. Estes conceitos argumentam que para estar na moda se deve ter um determinado peso para ser bem visto perante a sociedade. Ora isto repercute-se no comportamento das pessoas e o desejo de se “sentirem bem” e “verem-se bem” para os outros e não para si mesmas, torna-se uma realidade indiscutível que ocasiona confusões psicológicas.

A anorexia e a bulimia são doenças de transtornos alimentares
A anorexia e a bulimia são doenças de transtornos alimentares

Um exemplo claro destas mudanças pode-se observar numa grande quantidade de modelos que lamentavelmente passaram por esse trauma psicológico, sendo que muitas das quais não o conseguiram ultrapassar levando-os à morte. Infelizmente esse exemplo é seguido por pessoas que mesmo sem serem modelos afectam a sua saúde física e mental.

Problemas económicos

Outro factor relevante que se observa nas pessoas é o factor económico, no qual se observa como as pessoas apesar de não terem recursos necessários para manterem as suas necessidades básicas, preferem usar a pousa solvência económica para andar na moda e “vestir-se bem”.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.