Moda: um caminho entre a sobrevivência pelas fases das colecções

Moda: um caminho entre a sobrevivência pelas fases das colecções

Moda: um caminho entre a sobrevivência pelas fases das colecções

O que acontece com as colecções de moda sazonais? Parece que foi ontem quando os grandes estilistas marcaram uma data no calendário a vermelho e organizaram um desfile no seu atelier para os seus clientes mais selectos e, como a moda, os estilistas também evoluíram a um nível frenético.
As fases das colecções de moda

Se realmente pensarmos nisso, há algo que é difícil de entender…Porque se apresentam as colecções de moda com tanta antecedência? Se estamos, por exemplo, no Verão de 2019, quantos de vocês se interrogam por que a Semana de Moda de Paris agora lança todas as colecções dos grandes nomes para o próximo ano? A resposta é encontrada em low cost.

Desde que uma colecção é apresentada na passarela até chegar às lojas ou boutiques, passam-se 6 meses, tempo demais para o ritmo vertiginoso ao qual a moda e as tendências estão sujeitas. Há poucos dias, terminou a Paris Fashion Week / V20 e hoje já sabemos em primeira mão a aposta dos designers para a próxima temporada.

Quais são as novas tendências da moda sazonal?

Querem conhecê-las? Deixamos uma ante visão do que está para vir…Roupas leves baseadas principalmente numa justaposição de tecidos que variam de organza, linho, macramê, seda, algodão…Tudo acompanhado por muito brilho, listras e cores vivas. Ao mesmo tempo, continuamos a encontrar cores como vermelho e amarelo e incorporamos verde e azul em várias intensidades. Mas se algo é o protagonista para a próxima temporada, são os laços e cintos que estão amarrados na cintura para destacar a silhueta de uma mulher divertida e feminina.

Agora, de hoje até essas propostas chegarem às residências dos consumidores, passam 6 meses. Durante este momento, as empresas devem lutar contra o esquecimento, o tédio, as imitações e a tipografia. Portanto, para entendermos um pouco mais do calendário da moda, a partir do Tendências Online Portugal, vamos dividi-lo.

Moda: um caminho entre a sobrevivência pelas fases das colecções

O calendário de tendências da moda, colecções e desfiles

Desfiles de moda clássicos

Primavera-Verão / Outono-Inverno: Ocupam as semanas de moda como as conhecemos. E a sua ordem cronológica é Nova Iorque, Londres, Milão, Paris, de forma semestral e as nacionais, como a ModaLisboa e Portugal Fashion.

Colecções resort ou cruzeiro

Apresentam-se em Maio e chegam às lojas em Novembro / Dezembro, com uma grande versatilidade de peças de vestuário, de casacos para a Primavera a biquínis e fatos de banho para o Verão, a fim de avançar as tendências de moda sazonal que ocorrerão no ano seguinte.

Colecções prefall

Surgem entre o final da Primavera e o início do Verão. São apresentadas em Dezembro, antes das semanas oficiais da moda, e chegam às lojas em Maio, quando as peças de verão ainda não chegaram e encontrar mangas compridas é uma missão impossível no local.

Moda: um caminho entre a sobrevivência pelas fases das colecções
Alta-costura

Janeiro e Junho são os meses da alta-costura e dos trajes de sonho, não há estações estabelecidas e geralmente são semestrais. Os protagonistas pela organização desses desfiles devem pertencer (ou ser convidados) ao Chambre Syndical, o comité francês que regulamenta o que é e o que não é costura há décadas: as empresas participantes devem ter um espaço no país onde trabalham um certo número de artesãos. Cada peça deve ser feita manualmente e, com excepções, não pode ser reproduzida mais de três ou quatro vezes.

Moda sazonal versus tendências da moda duradouras

Aqui, no Tendências Online Portugal, concordamos que a moda deve ser duradoura e atemporal, como o estilo e o bom gosto, daí a frase mítica de Coco Chanel: “moda expira, o estilo jamais”.

Animem-se e dêem o primeiro passo no que está para vir…

Imagens: divulgação Moda: um caminho entre a sobrevivência pelas fases das colecções .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados