Um guarda-roupa básico é uma peça de roupa simples e clássica que tem alguma versatilidade incorporada. Ao contrário de um item da moda, um item básico pode combinar com vários outros itens do teu armário. Pode ser a camada base de qualquer roupa boa e pode funcionar com as tuas peças marcantes, bem como com outros artigos básicos. É algo que procuras continuamente como peça central do seu armário.
Investir em peças básicas para o teu guarda-roupa é como investir no futuro. Estarão sempre lá, fáceis de combinar e permitir-te-ão expressar a qualquer momento. É também uma [escolha] sustentável. Estas peças clássicas…transcendem as tendências sazonais e mantêm-se relevantes ano após ano. Ao escolher artigos duráveis e versáteis que queiras usar, estás a construir um guarda-roupa que resiste ao teste do tempo. Ter um guarda-roupa pequeno, mas extremamente funcional, também te ajuda a vestir mais facilmente, pois “ajuda na paralisia da análise e no facto de ter muitas coisas por onde escolher”.
Haverá peças básicas de guarda-roupa diferentes para cada pessoa. Para algumas, pode ser um blazer aos quadrados, mas para outras, pode ser uma t-shirt branca ou até umas calças de pele sintética. Com isto em mente, estes básicos de guarda-roupa são categorias mais abrangentes, e não peças muito específicas. Se te estás a interrogar quais as peças básicas que podem estar a faltar no teu guarda-roupa ou queres saber como as estilizar, continua a ler.
Um par de calças
A t-shirt perfeita
Uma “segunda pele”
Jeans bem largos
Calçado verdadeiramente incrível
Uma camisa branca com botões
Joias a combinar
O que ter em mente
Basicamente, os ótimos artigos básicos do guarda-roupa são a espinha dorsal do teu estilo pessoal, pelo que encontrar as peças perfeitas para ti vale a pena o tempo despendido. Estas peças também evoluirão contigo – o seu armário não é fixo e o seu tamanho e preferência de ajuste mudarão naturalmente.
É também importante notar que custa dinheiro obter as tuas melhores peças básicas, bem como o esforço adicional de experimentar diferentes artigos. A poupança e a segunda mão podem ser ótimas opções para procurar artigos básicos de guarda-roupa de qualidade, e as compras pessoais podem ser outra ferramenta útil para te ajudar a compreender porque é que um determinado estilo funciona ou não.
Em caso de dúvida, pede a ajuda de um estilista que te possa ajudar a pensar fora da caixa.
Com as ferramentas certas, terás um guarda-roupa muito mais versátil e a possibilidade de misturar e combinar as tuas peças favoritas. Usa as fórmulas de roupa que gostas (como t-shirt e calças de ganga ou camisa de colarinho e calças) e faz diferentes versões das mesmas para uma estética chique e coesa. Ser uma repetidora de roupa é agradável porque significa confiança e um estilo pessoal claro.
Em vez de te sentires pressionada a comprar constantemente novos produtos básicos, investe em algumas peças de destaque e volta a usá-las de forma criativa; esta abordagem incentiva escolhas de moda sustentáveis e destaca o valor da qualidade em detrimento da quantidade.