A moda nos anos 80: uma época ousada, atrevida e irreverente
Sem dúvida, uma das melhores tendências da moda é a dos anos 80. Sim, é preciso dizer que muitas das peças dessa época incrível estão de volta às prateleiras. Mas, aquele estilo dos anos oitenta que marcou um antes e um depois, não se repetirá mais. E sim, iam às grandes superfícies para comprar esses acessórios exclusivos.
O bom é que a moda dos anos 80 foi realmente uma bomba. E, graças a isso, podes saber, independentemente da tua idade, muitas coisas. Mais do que tudo porque há um grande número de celebridades que se renderam, nos penteados incríveis e nas roupas berrantes.
Um exemplo claro de celebridades que foram arrastadas pela febre da moda dos anos 80, temo-lo em Madonna, marcando a diferença e fazendo explodir essa corrente. E, aliás, sendo copiada por muitas outras.
Claro que, além dos tons néon e dos acessórios de tamanho grande, há muitos mais detalhes para entender como era a moda dos anos 80. Temos penteados impressionantes, além de algumas peças de roupa que, hoje, poucas mulheres ousariam usar.
A moda retro está cada vez mais na moda, com roupas que foram usadas nas últimas décadas. Alguém disse uma vez que a moda é como um grande saco a encher e, uma vez cheio, dá meia-volta e começa a encher novamente. Por mais que se trate de um fenómeno cíclico, o certo é que quando pensamos em como nos vestíamos nos anos 80, um sorriso desenha-se no nosso rosto.
Veremos neste artigo o que fez com que a moda dos anos oitenta inundasse as ruas de cores, tachas, geometrias, ombreiras, cardas, etc., enfim, o que fez ser a década da transgressão. Vamos conhecer a moda dos anos 80 e as suas características.
Como se vestiam nos anos 80
A década de oitenta foi uma forma de pensar, vestir-se, cantar e de se expressar fora dos congressos, foi um tempo de rebelião, as pessoas vestiam-se como queriam. Na rua podias ver desde o Punk mais radical, passando pelos estilos mais hard e atrevidos do Rock, até o look Rockabilly, que marcou um retorno aos anos 50.
Tratava-se disso, conviver com os mais diversos estilos e cada um deles tinha espaço na cidade. Muitas vezes as pessoas vestiam-se de acordo com o seu padrão de vida, condicionado pela classe social a que pertenciam, mas havia certos itens comuns a todos esses estilos.
Dá calafrios pensar que Vin Diesel vai fazer o remake de Miami Vice e ver aqueles blazers brancos em acção com camisetas de algodão e calças plissadas. Mas eram realmente tão vistosas nos anos 80? A resposta é sim e estas fotos provam isso mesmo.
E assim eram os imprescindíveis da moda dos anos 80
Minissaias
Fossem justas, largas ou transparentes, de couro, malha, tule ou jeans. As minissaias não faltaram nas roupas femininas nos anos 80. E as cores brilhantes foram um ponto a mais, então aqui o brilhante e o néon entraram em ação.
Peças desportivas
Na época de “Miami Beach”, Don Johnson colocou os seus grãos de areia em moda dos anos 80. Os seus outfits desportivos (ao mesmo tempo elegantes) popularizaram a combinação do casaco, das calças plissadas e da camisa.
Peças jeans
Os jeans eram um item na moda dos anos 80. Tanto em jaquetas e calças eram usados em tamanhos soltos e a lavagem com ácido tornou-se uma tendência. Jeans de cintura alta foram os mais usados e os rasgados desencadearam paixões.
Calça com pinças
Estiveram muito presentes nas roupas dos anos 80, fosse em calças sociais ou jeans.
Calça justa e de paraquedista
Uma amostra de que tudo era possível nos anos 80. Era tão bom vestir uma calça bem justa como uma calça larga carregada de zíperes, bolsos e fitas.
T-shirts, camisas e blusas atraentes.
Estampas havaianas e geométricas em t-shirts inundaram as ruas nos anos 80. Além disso, camisas e blusas em cores vivas e estampas impossíveis não foram deixadas para trás.
Meias e leggings
A simplicidade não era característica dos anos 80. Meias e leggings combinavam-se em cores e estampas e estilos dos mais diversos.
Estilo desportivo
Como esquecer o fato de treino colorido ou as polainas (eram usadas tanto com sapatilhas como com salto).
A cor, a extravagância, o excesso, tudo valia nos anos 80, uma moda difícil de esquecer. Também um estilo de vida.