Este ano, as passarelas brincam com os extremos. As microssaias estão na moda nas passarelas e contam com um grande número de seguidores, de Kendall Jenner a Hailey Bieber. Mas as saias longas, com o seu charme boêmio, também são essenciais nesta temporada. Confortáveis, leves, amplas, etéreos e bem anos setenta, já fazem sucesso entre os fãs do street style.
As saias longas começaram a ser vistas na década de 60, na subcultura londrina. Os seus guarda-roupas eram caracterizados por estampados ousados, cores vivas e bainhas longas. Ávidas por fazerem seus os clássicos mais modestos, as londrinas assumiram a saia longa e inventaram variações de xadrez ou listras, quase sempre com padrão trapezoidal. Logo, esta peça estava por toda parte.
Mas foi só na década de 1970 que a saia longa atingiu o seu auge. Fortemente influenciada pelo movimento hippie, a estética dos anos setenta pretendia acabar com o vestuário desconfortável e sofisticado. A moda tornou-se a expressão de uma nova liberdade e a saia longa a personificação perfeita desta filosofia libertadora.
Ver esta publicação no Instagram
Adornada com estampados florais e confeccionada com tecidos arejados como algodão ou chiffon, a confortável e descontraída maxi saia rapidamente se tornou muito popular, aparecendo até nas coleções das casas de moda mais procuradas.
Como usam as celebridades as suas maxi saias?
Tornada essencial no guarda-roupa de verão, a versão 2024 da maxi saia tem um toque romântico e casual. Uma característica que as celebridades parecem apreciar, pois optam por tecidos leves para enfrentar o calor com estilo.
Ver esta publicação no Instagram
Elsa Hosk, por exemplo, sucumbiu à tendência no Instagram, vestindo uma saia longa de algodão da Third Form que misturou com um crop top preto da Christopher Esber, a bolsa Sardine da Bottega Veneta e os óculos XXL da Acne Studios.