Do tapete vermelho ao street style, mulheres que se identificam com heterossexuais estão a trocar os seus saltos de 15 centímetros e espartilhos por botas Dr. Marten e camisolas de malha.
Mas qual o motivo pelo qual as roupas femininas se inclinam para o visual lésbico estereotipado? Porque mulheres bonitas e sensuais de Hollywood, como Kristen Stewart, 31, Bella Hadid, 25, Zendaya, 25, e Dakota Johnson, 32, tornaram os outfits anti-glam numa tendência, segundo especialistas da moda.
Outfits que antes eram domínio das mulheres “queer” foram popularizadas nos tapetes vermelhos e no street style. Ver a moda lésbica integrada parece válido, como se estivesse sido sempre correcta.
A autora de “Girls Can Kiss Now” – que, num artigo, prometeu renovar o seu guarda-roupa adicionando mais fatos e jeans largos para se tornar “a lésbica mais lésbica que já foi lésbica” – passou a celebrar Stewart por “aumentar” a visibilidade queer através da sua alta costura causal.
A tournée de imprensa de ‘Spencer’ de Kristen Stewart, vestida com jaquetas de tweed, calças largas e fatos de saia de duas peças, foi basicamente um esforço organizado de recrutamento gay, disse Gutowitz. Ela também aplaudiu Johnson por usar jaquetas de camurça sem medo no outono passado, e as actrizes Zendaya e Cate Blanchet, 52, por literalmente arrasarem descaradamente em fatos com muito estilo.
As suas amigas “It” Girls, Hadid e Kendall Jenner, 26, também surpreenderam com os seus outfits. No início deste ano, Jenner andou por Nova York com camisola de malha listrada sem mangas, calças largas e mocassins de mogno. Hadid usou um par de culottes escuros com uma jaqueta a combinar, gravata vermelha e óculos escuros enquanto estava em Paris.
“Eu visto-me como um rapaz”, disse Hadid numa entrevista recente à Vogue. “Não me conseguem ver num vestido de boa vontade neste momento da minha vida. “Olho lá para fora e vejo uma centena de pessoas vestidas exatamente como eu, só por causa do Instagram.”
E a tendência de “se vestir como uma lésbica” também tomou conta das mulheres heterossexuais no TikTok. Mas para as mulheres que não são celebridades, sweat-shirts e sweat-shirts folgadas, em vez de fatos e botas de alta qualidade, parecem ser o traje de excelência.
“Porque uso roupas de homem e fico assim com frequência?” disse a TikToker @Bodmonzaid em resposta a um comentário fora de cor: “Porque te vestes como uma lésbica?”
A estrela da média social, enquanto usava uma sweat-shirt folgada, continuou a responder às suas críticos de roupas, dizendo descaradamente: “Se eu te excitar, apenas diz. Tudo bem gostar de mulheres. Além disso, se eu estivesse a usar roupas justas e sensuais, tenho a certeza de que terias algumas me**s a dizer sobre isso também.”
A usuária do TikTok @Emma_Thornblad também compartilhou um post em vídeo dedicado à sua roupa preferida.
@emma_thornbladOne day he said I looked like a female Chris Evans and I knew I had him.♬ Boyfriend – Dove Cameron
“Pensando em como consegui o meu [namorado] na minha era de ‘vestir como uma lésbica [masculina] e ser apanhada por todas as mulheres'”, escreveu nas legendas do clipe, que mostrava a sua sweat-shirt cinza desportiva e uma blusa camisa xadrez.
No entanto, enquanto a mania chique lésbica está a receber elogios em massa, Gutowitz disse que está “ressentida” com a adulação que as mulheres heterossexuais estão a receber por adoptarem o estilo pelo qual as mulheres gays já foram condenadas.
“Embora me sinta feliz pelo facto da moda lésbica ser tão adorada hoje, parte de mim também se sente ressentida”, escreveu ela à Harper’s. “As aparências andróginas pelas quais as lésbicas já foram envergonhadas, que antes eram identificadores visuais na nossa própria comunidade, agora são itens básicos das Urban Outfitters.”
Apesar da sua amargura, Gutowitz disse: “É uma grande alegria ver as mulheres em geral a escolher conforto e eficiência em vez de tradições ditatoriais e de género”.
Ela previu que os must-haves da moda mais quentes deste verão incluirão: uma camisa preta folgada para ir à piscina e Croakies – óculos de sol com uma corrente ao pescoço. E Gutowitz disse que no próximo outono, o famoso acessório será: “Uma carteira de bolso muito pequena presa a uma pequena corrente, apenas para os cartões básicos, como cartão de cidadão ou carta de condução.
Imagens: divulgação . . A tendência da sexy e ‘poderosa’ moda é ‘vestires-te como uma lésbica’
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.