A curadoria de uma edição ponderada de peças tornará muito mais fácil o acto de te vestires
Quando um novo ano chega, muitas vezes temos o desejo de simplificar as nossas vidas e colocar as coisas em ordem – isso pode incluir organizar um guarda-roupa a transbordar.
Talvez tenhas encerrado 2022 com mais peças do que realmente precisas; fizeste muitas compras por impulso ou talvez esteja na hora de separar algumas peças que estão penduradas no teu guarda-roupa, sem uso, há muito tempo. Se quando te vestes parece mais caótico do que gostarias que fosse, pode ser um bom momento para redefinir o guarda-roupa. Tenta adotar uma abordagem mais consciente quando te vais vestires criando a tua própria coleção de cápsula.
Para muitas de nós, os nossos relacionamentos e atitudes em relação à moda e às compras mudaram drasticamente ao longo dos anos. Em vez de sermos influenciadas por tendências passageiras e compras por impulso, muitas de nós agora estamos a tentar adotar uma abordagem mais ponderada sobre o que compramos e quanto compramos. Com a sustentabilidade a desempenhar um papel cada vez mais importante na moda e em todas as partes das nossas vidas, houve uma mudança de foco para a qualidade em detrimento da quantidade, adotando uma edição com curadoria, considerando o quanto queremos consumir e investindo nas peças certas que permanecerão o teste do tempo.
Se gostarias de adotar uma abordagem mais ponderada da moda, mas achas que precisas de uma ajudinha sobre por onde começar, continua a ler.
O que é um guarda-roupa cápsula?
Quando um guarda-roupa é considerado “cápsula”, tende a significar uma edição simplificada de itens que funcionam bem juntos, peças que se complementam. Isso ajuda a garantir que nada fique sem uso ou ainda caia no esquecimento. Tradicionalmente, um guarda-roupa cápsula adere a tons mútuos para que tudo se coordene; é composto por cerca de 10 e 20 peças, como jeans básicos, camisas que combinam com tudo, gabardina clássica, blazer, vestidos que podem ser puxados para cima ou para baixo e malhas confortáveis.
No entanto, nos últimos anos, foi estabelecido que um guarda-roupa cápsula pode realmente parecer diferente para todos – em última análise, trata-se das peças que funcionam para o teu estilo de vida.
“Todas nós temos aquelas peças que usamos repetidas vezes, independentemente de quantas ouras temos no nosso armário, e precisamos de ser encorajados a construir a partir disso”, diz a comentarista e escritora de moda brasileira Aleska Servian.

Em vez de tentar criar um guarda-roupa do que pensamos ser um clássico cápsula, devemos construir em torno dessas peças que já usamos até à morte. Nem todos temos o mesmo emprego, estilo de vida ou vivemos no mesmo clima, portanto, um guarda-roupa cápsula deve ser uma edição ponderada de peças nas quais podes confiar sempre e que funcionam juntas para ti. Não será igual para todas.
Por onde começar? Como criar o guarda-roupa cápsula perfeito?
Em primeiro lugar, tu definitivamente não precisas de te livrar de tudo no seu guarda-roupa e começar do zero. A curadoria de um guarda-roupa cápsula é descobrir o que usas muito e desejas manter e identificar tudo o que está a faltar.
Não há necessidade de deitar tudo fora para começar do zero se não for necessário. Avalia o teu guarda-roupa e retira as coisas que já usas, cria novas combinações a partir das antigas e, se for absolutamente necessário adicionar algo, descobre o que é.
Mas, se o teu guarda-roupa estiver a transbordar e fora de controle, pode ser assustador saber por onde começar. Fanny Moizant, presidente e co-fundadora do site de designers Vestiaire Collective, aconselha-nos sobre como desintoxicar p nosso guarda-roupa de maneira inteligente e eficaz.
Precisas de te dar algumas horas e de te comprometer. Começa a dividir o teu guarda-roupa por estação. Limpa a temporada anterior para que te possas concentrar no que usarás nos próximos meses e, em seguida, faz a ti mesma estas perguntas: a peça é algo que ainda usas? É um clássico atemporal? Ainda te serve?
E se não tiveres a certeza sobre uma peça? Bem, deixamos-te um truque: no início da temporada, coloca todos os teus cabides na mesma direção. Cada vez que usares uma peça, vira o cabide para o outro lado. Muito rapidamente e dentro da temporada, verás o que vestes e o que não vestes.
Também é importante não ser totalmente irrealista ao pensar que nunca mais comprarás nada. Se tornares isso muito difícil para ti mesma, acabarás por falhar. Portanto, permite-te a oportunidade de comprar uma nova peça de vez em quando. Certifica-te apenas de estares atenta ao que estás a comprar e de tomar uma decisão ponderada.
Não compres uma peça só porque fica bem em alguém que admiras ou segues no Instagram. Pensa sim sobre a sua forma e tamanho e se o estilo de vida se relaciona com o ela antes de te deixares influenciar por outra pessoa.
E, finalmente, tenta-te lembrar que quanto menos comprares, mais provável será que invistas pesadamente em itens básicos essenciais, permitindo que tenhas o orçamento para aquela peça de design, que resistirá ao teste do tempo muito mais do que qualquer coisa que compres dentro do orçamento.
Posso usar peças tendências e manter um guarda-roupa cápsula?
Um guarda-roupa cápsula deve representar-te a ti e ao teu estilo pessoal. E, para muitas de nós, não é realista nunca ser tentada pelas tendências. Às vezes, queremos experimentar algo que pareça divertido e fresco de usar, e é difícil negar a emoção dessa sensação de novidade. Mas investir nessas peças – aquelas que podem não resistir ao tempo – definitivamente não se alinha com a ideia de guarda-roupa cápsula.
É aqui que os serviços de aluguer podem ser realmente úteis. Alugar em vez de comprar para uma ocasião especial dar-te-á aquela sensação de novidade, mas não afetará a tua edição selecionada. Também é uma ótima maneira de testar se um determinado item deve ou não pertencer ao teu guarda-roupa cápsula. Se usas algo e realmente o adoras, podes considerar investir num para sempre.
Como identificar o que te estás a esquecer
Ao reavaliares o teu guarda-roupa, tenta identificar as áreas que precisam de um pouco de trabalho para aproveitar ao máximo as peças que já possuis.
Talvez te adores destacar com as roupas que vestes e tenhas um guarda-roupa cheio de peças ousadas, mas sentes que não estás satisfeita o suficiente com elas no dia-a-dia. Se tiveres mais peças básicas – como t-shirts, um bom par de jeans e botas trans-sazonais – essas peças mais marcantes podem ser vestidas e, finalmente, mais usáveis.
A mesma regra se aplica se fores minimalista. Podes precisar de investir em algumas peças de destaque, como um vestido sazonal ou um casaco de destaque, que dará às tuas peças neutras uma nova vida.
Considera como estilizar o que já é adorado no teu guarda-roupa e investe apenas em algo novo se isso te ajudar a usar mais.
Imagens: divulgação . . Como criar o guarda-roupa cápsula perfeito
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.