As tendências dos anos 60 estão de volta este outono-inverno e vamos-te dizer porque é que estão tão “in vogue” nesta temporada.
As tendências da moda são cíclicas, ou seja, tudo o que vestimos tem um significado e uma razão que se estabelece a partir de uma situação específica. A moda foi sempre vingativa, sendo a resposta das pessoas ao que elas tiveram que viver. Desde apoiar movimentos até os rejeitar completamente e mostrar a sua opinião. Por isso, assim como a criação de tendências na época tinha um significado, embora agora pareçam mais difusas e que vão mais rápido do que nunca, elas também o têm.
Vivenciamos o caso mais recente com uma pandemia global em que as empresas apostaram rapidamente em roupas confortáveis que nos permitissem estar em casa com o maior bem-estar possível, dentro da situação atual. Durante alguns meses, as tendências continuaram no mesmo caminho até que este ano vimos como elas explodiram em color block para abraçar a moda da dopamina. Porquê? O desejo de voltar à vida como a conhecíamos, sem restrições e podendo aproveitar cada minuto dela.
Agora, nesta temporada podemos confirmar que uma das décadas mais significativas da moda retorna, os anos 60 com as suas minissaias, sapatos estilo Mary Jane, vestidos retos (também na sua versão mini), botas brancas e estampas mais coloridas. Uma década que marcou aspetos tão importantes como a libertação sexual, expressão e pensamento, a revolução marcada pela cultura hippie, diversão e procura de identidade.
As minissaias, a reivindicação do sexo
Embora as minissaias pareçam ter sido o boom dos anos 2000 e que tenham regressado de mãos dadas com a estética Y2K, na verdade surgiram nos anos 60 quando Mary Quant defendeu esta peça não só para as mais novas, mas também para qualquer idade. Uma visão do sexo que se transmite pela atitude das mulheres perante a vida, e não pelas suas roupas.
Estampas psicadélicas e coloridas
Outra das tendências que vimos nos anos 60 são as estampas psicadélicas e geométricas como o xadrez que triunfaram no ano passado e ainda se conservam este ano. Também ligada à arte e apostando no flower power, uma das tendências mais lembradas da época.
As duas peças cheias de optimismo
Além das minissaias de Paco Rabanne e Courrèges, outra tendência que está de volta com força este outono: looks de duas peças, camisas com calças largas ou minissaias com jaquetas. Era a alternativa na época para as mulheres que não viam a minissaia como uma opção para elas.
Imagens: divulgação . . Como é a moda dos anos 60 em 2022?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.