Certamente já ouviste a palavra ‘Coolhunting’ milhares de vezes, mas sabes realmente o que faz um caçador de tendências profissional?
Coolhunting é um termo no mundo do marketing e publicidade, que pode ser traduzido como “caça às tendências”. O trabalho refere-se a fazer previsões sobre mudanças ou surgimentos relacionados à cultura do consumismo e da moda. Esta informação tem um grande impacto em ajudar as empresas a preparar-se para aproveitar as tendências sociais. Quem se dedica a isso são os denominados “caça-tendências”, “caçadores de tendências” ou, em inglês, coolhunters.
Os coolhunters são pessoas com formação em diferentes disciplinas (design, imagem, sociologia, psicologia, marketing, história, etc.) que detectam tendências emergentes em todo o mundo e as analisam para adaptar o design futuro.
Tendência, estilo, design e moda. Sabes qual é a diferença?
Tendência
Uma tendência refere-se a uma direção ou movimento geral. Por exemplo, se vês nas revistas de moda que “há uma tendência para peles artificiais”, significa que estilistas exclusivos mostraram casacos de peles artificiais ou detalhes na passarela, retalhistas de roupas começaram a apresentá-los nos seus catálogos ou lojas e alguns consumidores de moda estão-se a virar para itens de peles artificial. Os designers geralmente começam a conceituar produtos para uma nova temporada um ano antes da temporada de vendas real. Portanto, para os retalhistas de vestuário, saber o que os clientes vão querer vestir na próxima estação é muito mais do que uma informação útil – é um requisito para o sucesso.
Quando os retalhistas de roupas reconhecem as tendências da moda e desenvolvem os seus produtos com base nessas informações, aumentam a probabilidade dos consumidores aceitarem os produtos quando chegam às lojas. As tendências não se limitam a roupas, acessórios e cosméticos; podem ser encontradas em vários outros produtos de consumo, como decoração, móveis, automóveis e produtos eletrónicos. Portanto, uma tendência para o roxo é uma informação importante não apenas para retalhistas de roupas, mas também para as indústrias de cosméticos e eletrónicos (por exemplo, computadores). Designers e outros profissionais da moda e das indústrias criativas têm acesso a informações sobre tendências por meio de empresas de previsão de tendências.
Estilo
Um estilo, em termos gerais, é “um modo característico de apresentação que tipifica vários objetos semelhantes da mesma categoria ou classe”. Os estilos existem não apenas nas roupas, mas também na arquitetura, na pintura, na música e na política. Muitas vezes falamos de “punk”, “hippie”, “barroco”. Algumas celebridades, como Lady Gaga, Madonna e Elvis Presley, criaram os seus próprios looks distintos. Embora reconheçamos esses estilos, isso não significa necessariamente que os estilos serão adotados por um grande grupo de pessoas. Podemos identificar o estilo de Lady Gaga, mas quantas de nós já o experimentamos? Quando o termo é usado no vestuário, um estilo refere-se a características distintivas dentro de uma categoria específica. Por exemplo, na categoria de saias, existem vários estilos, incluindo minissaias, saias lápis, saias evasê e saias plissadas.
Design
Design é “uma combinação única de silhueta, construção, tecido e detalhes que distingue um único item de moda de todos os outros itens da mesma categoria ou classe”. Dentro de cada estilo, pode haver vários layouts, mas eles têm componentes de layout comuns, que distinguem o estilo de outros estilos. Por exemplo, o estilo hippie compartilha componentes de design, como bainhas com franjas, silhuetas boca de sino, superfícies tingidas e bordados. Um blusão com capuz é um estilo, e há vários designs diferenciados por meio de vários padrões de bordado, tecidos (por exemplo, veludo ou felpo francês) ou enfeites (por exemplo, correntes ou babados).
Moda
Enquanto um estilo pode não ser amplamente aceite pelas pessoas, uma moda é “um estilo de produto de consumo ou maneira de comportamento que é temporariamente adoptado por uma proporção discernível de membros de um grupo social porque esse estilo ou comportamento escolhido é percebido como sendo socialmente adequado ao momento e à situação”.
É claro que o termo “moda” costuma ser associado a roupas, mas pode haver modas noutras categorias de produtos de consumo, bem como ideias e comportamentos. Exemplos de tendências de penteados incluem o corte “Rachel” de Jennifer Aniston, que mais de onze milhões de mulheres já experimentaram, e o bob curto e assimétrico de Victoria Beckham, outro penteado favorito de mulheres de todas as faixas etárias.
Um exemplo de moda comportamental é o uso do Facebook, comunicação por meio de um site de rede social eletrónica. Desde o seu lançamento em 2004, o Facebook espalhou-se rapidamente entre os estudantes universitários e é usado em todo o mundo. Ter uma conta no Facebook é amplamente aceite e visitar sites é um ritual diário para muitas pessoas, jovens e idosos.
As modas são temporárias por natureza, nenhuma moda é eterna!
Os jeans largos foram populares e predominantes no início dos anos 2000, mas os skinny jeans surgiram como uma nova moda em meados dos anos 2000. Alguns estilos podem-se tornar populares porque são considerados apropriados em determinadas situações sociais. Fatos de calça são populares porque são adequados para entrevistas de emprego. Alguns estilos podem ser aceites por pressão social; as pessoas são influenciadas umas pelas outras e muitas vezes adoptam certos estilos para atender às expectativas de uma pessoa ou grupo ou para mostrar a sua adesão ou conformidade com o grupo.
Pensa em quantas vezes compraste um novo estilo de roupa para te integrares num grupo. As modas podem ser classificadas de acordo com o grupo a que apelam. A alta costura é um novo estilo aceite por um número limitado de inovadores ou líderes que desejam ser os primeiros a adoptar novos produtos. Os estilos de alta costura tendem a estar disponíveis em pequenas quantidades e são vendidos por preços relativamente altos. Ao contrário da alta-costura, moda de massa ou moda de volume, refere-se a estilos que são amplamente aceites por um grande grupo de consumidores conscientes da moda e que são produzidos e vendidos em grande número a preços moderados a baixos. A moda de massa responde pela maioria das vendas no ramo da moda.
Imagens: divulgação . . Conheces a diferença entre moda, estilo e tendencia?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.