Se és uma verdadeira fashionista, deves conhecer estas curiosidades sobre o mundo da moda, caso contrario…
A moda é muito mais do que o conjunto de roupas, enfeites e acessórios que usamos todos os dias para sair.
Ao longo dos anos, evoluiu dos designs mais exclusivos para destacar a diferença entre as classes sociais para a uniformidade universal dos nossos dias, fruto da ampla compra e venda de roupas online.
Antigamente, como não existiam modelos ou passarelas, os designers mostravam as suas peças em pequenas bonecas. Agora, a profissão de modelo é uma das mais bem pagas do mundo e o negócio da moda movimenta biliões de euros por ano.
Se tens curiosidade sobre o mundo da moda, talvez já conheças todos os meandros desse mundo. No entanto, existem costumes que chegaram até as nossos dias que podes desconhecer, nem nunca te interrogaste, de onde eles vêm.
1- Quem é o pai da alta costura
Surpreendentemente, o pai da alta costura não é um francês, mas um inglês, Charles Worth. Desde 1868, a Chambre Syndicale de la Haute Couture estabeleceu os padrões para esta moda artesanal. Esta regulamentação rigorosa tem vindo a evoluir e a que actualmente rege remonta à década de 90.
2- O vestido mais caro vendido num leilão foi…
O vestido mais caro do mundo é o que Marilyn Monroe usou para cantar os parabéns ao presidente dos EUA, John F. Kennedy. Foi leiloado em 2016 e vendido pelo vertiginoso valor de 5 milhões de euros. A actriz e cantora quebrou o seu próprio recorde, já que anos antes do icónico vestido que ela usou no filme ” O Pecado mora ao lado”, de 1955, ser leiloado e vendido por 4,4 milhões de euros.
3- E os sapatos?
Curiosamente, antigamente não havia sapatos esquerdo e direito, mas havia um único sapatos que era usado para os dois pés.
4- Homem ou mulher: quem usou joias primeiro? E os sapatos de salto alto?
Os homens foram os primeiros a usar joias e sapatos de salto alto, pois davam-lhes maior estabilidade ao andar a cavalo. Os antecessores dos saltos são chamados de chapines, eram usados no século 16 e mediam de 15 centímetros a um metro!
5- O que Chanel Nº5 perfume deve ao seu nome
O icónico perfume Chanel Nº5 não tem esse nome por acaso. Coco Chanel escolheu este número porque foi o quinto dos 24 perfumes que ela tinha para escolher. Ela também prestou homenagem às cinco visões de Buda e às cinco cabeças do hinduísmo. Além disso, a devoção de Coco ao número 5 não parou por aí, mas as suas coleções sempre saíam a 5 de fevereiro ou 5 de agosto.
6- Quando se começaram a fabricar roupas para crianças?
A roupa infantil foi criada em 1900. Foi Jeanne Lanvin quem começou a desenhar roupas para a sua filha e as tornou na moda. Antes, meninos vestidos como adultos e meninas eram obrigados a usar espartilhos. Em 1910 era comum crianças de até 5 ou 6 anos usarem vestidos. Em 1918, o azul era para as meninas porque era uma cor delicada e o rosa era para os meninos porque era mais forte e apaixonante.
7- Quanto custaram os primeiros jeans Levis?
Os primeiros jeans Levis foram vendidos em 1850 por 5 dólares (cerca de 4 euros) em pó de ouro.
8 – De que dependia a cor dos vestuários antigos?
Ao contrário de hoje, onde podemos escolher entre toda a gama de cores na altura de nos vestirmos, antigamente uma cor ou outra era usada dependendo do status social ao qual pertencias. A rainha Vitória de Inglaterra foi, em 1840, a primeira a usar um vestido branco no seu casamento. Antes dela, aquela cor representava o luto.