Durante muitos anos, as mulheres foram constrangidas na maneira como se vestiam. As roupas mostravam o status e muitas vezes as mulheres não podiam escolher as suas próprias roupas. A religião e a política têm sido uma forte influência na autoexpressão das mulheres.
Mas graças a mulheres icónicas, poderosas e independentes, como Annette Kellerman, Luisa Capetillo e Micheline Bernardini, temos conquistado os nossos direitos e igualdade. E por isso mesmo, neste Dia Internacional da Mulher, deixamos-te uma lista com 7 das mulheres mais icónicas e que transformaram a indústria da moda.
Brigitte Bardot
Actriz, cantora, dançarina e modelo que se tornou numa lenda do cinema e ícone de estilo. Ela converteu-se na personificação da mulher moderna libertada. Ela foi um dos símbolos sexuais mais conhecidos dos anos 1950 e 1960 e era amplamente conhecida pelas suas iniciais. B.B. Bardot.
Bettie Page
A modelo pin-up dos anos 50 conhecida como a “Rainha das Pinups” foi um tesouro escondido por muitos anos. Bettie Page encontrou empoderamento e identidade no seu estilo. Ela era uma mulher notável, uma figura icónica da cultura pop que influenciou a sexualidade, o gosto pela moda e alguém que teve um tremendo impacto na nossa sociedade.
Mary Quant
Designer de moda inglesa e ícone da moda. Ela tornou-se numa figura instrumental nos movimentos de moda jovem e Mod com sede em Londres nos anos 1960. Amplamente creditada pela minissaia e hot pants, ao promovê-las encorajou os jovens a vestirem-se para agradar a si mesmas e tratar a moda como um jogo.
Grace Kelly
Uma das primeiras actrizes a cultivar o seu próprio estilo, que era simples, mas refinado e elegante. O seu visual era limpo, clássico e simples – algo surpreendentemente diferente das voluptuosas sereias do cinema da década de 1950, iniciando uma nova tendência na moda.
Coco Chanel
Ela não precisa de nenhuma apresentação. A fundadora e homónima da marca Chanel, foi creditada na era pós-1ª guerra mundial por libertar as mulheres das restrições da “silhueta do espartilho”, e depois popularizar um padrão de estilo desportivo, casual chique e feminino. Ela teve mais influência na indústria da moda do que qualquer outro designer. A sua visão de futuro e personalidade construíram as marcas mais cobiçadas e respeitadas do mundo.
Marilyn Monroe
Actriz, modelo e cantora. Ela tornou-se num dos símbolos sexuais mais populares da década de 1950 e foi emblemática nas atitudes da época em relação à sexualidade. Ela empoderou as mulheres mesmo décadas após a sua morte. A sua marca na indústria da moda é indelével, como ícone de feminilidade e sexualidade e como visionária da moda, ajudou a impulsionar designers praticamente desconhecidos à fama.
Frida Kahlo
Uma artista cujo trabalho foi inspirado na natureza e nos artefactos do seu México natal. Movida pela cultura popular do país, ela empregou o estilo ingénuo da arte folclórica para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, género, classe e raça na sociedade mexicana. Foi conhecida mundialmente pelos seus motivos florais e espartilhos que influenciaram Madonna e designers como Givenchy, Dolce & Gabbana e Carolina Herrera. Essa mulher ensinou a todos que a moda também é a arte de ser, criando um ícone a partir da sua aparência.
Imagens: divulgação . . Dia da Mulher – Mulheres influentes que mudaram a história da moda
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.