Os “nãos” da moda estão obsoletos. Mostramos as tendências sazonais que vamos adaptar ao nosso estilo e as regras não escritas que em 2023 está na hora de acabar.
A menos que estejamos a falar de um código de vestuário específico para uma situação específica – trabalho ou casamento – as regras da moda estão-se a tornar cada vez mais obsoletas. Arvorando a bandeira da liberdade, renunciamos a regras pré-estabelecidas e apostamos no vale-tudo (dentro de um decoro razoável e bom senso).
Mostramos-te 7 regras que decidimos por de parte este ano de 2023 – que só ainda começou…
Não podes usar calças de fato de treino fora de casa
Este outfit foi instalado nas nossas vidas durante a pandemia e como não estamos dispostos a abrir mão do conforto, adaptamo-la à nossa vida fora de casa. Com acessórios poderosos (adoramos com mocassins), podes misturar estilos e combinar o desportivo com itens de alfaiataria, como o colete.
Aposta nos neutros
Somos fãs do beije, preto (a cor por excelência da moda), camel e azul marinho, mas usar cores como vermelho, laranja, amarelo ou verde produz uma correria e alegria em quem as usa.
Não mistures ouro e prata
Colar dourado com gargantilha de prata, anéis de ouro e prata… Esta combinação “proibida” nos códigos estéticos da moda não tem mais sentido. Os metálicos combinam muito bem entre si, como neste clutch Schiaparelli.
Experimenta todas as tendências
Sim, tu consegues. Compra peças muito trendy todas as estações, mas não todas. O que está em alta é a moda sustentável, adquirindo peças vintage que vão ficar no guarda-roupa por décadas, prova de altos e baixos e tendências, ou aquelas peças atemporais nas quais vale a pena investir, como um casaco masculino ou um jersey de caxemira.
Equilibra os volumes: estreito em cima, largura em baixo
Na linha do comfy, nada mais cool do que o oversize top e bottom. O equilíbrio na silhueta – largo em cima e justo em baixo, e vice-versa -, os códigos de proporção não são mais seguidos. Usam-se extremos: macacão como segunda pele ou looks oversized.
Evita preto e castanho no mesmo outfit
À combinação de cores que muitos gostam como o vermelho e fúcsia, o azul marinho e o preto, juntam-se o castanho e o preto, que não só nos parece ideal como nos dá um toque bem cool dos anos 90.
As Birkenstocks estão a passar de moda
Na sua versão tamanco, o modelo Boston com meias para o inverno é o melhor, ou o clássico modelo Arizona do qual não nos cansamos, continuam no pódio dos calçados com mais seguidores e adeptos entre os insiders. Por alguma razão, marcas de moda de luxo como Manolo Blahnik, Dior e Valentino fizeram as suas próprias colaborações com a Birkenstock.
Imagens: divulgação . . Moda: as regras que NÃO vamos seguir em 2023
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.