Depois da era Covid-19 e daquele parêntese que tanto mudou no mundo da moda e na vida em geral, a liberdade recuperada veste-se de elementos opostos: roupas confortáveis e outras não tão confortaveis mas magníficas. Mas há tendências que depois de um determinado tempo de reinado absoluto caem no esquecimento, ou melhor, no repúdio muito rapidamente. De repente, há sombra de roupas e acessórios entre lantejoulas de sucesso e camisas desportivas de algodão. Aqui estão 3 peças que em 2023 deixam de ser “cool”.
1 – O casaco fúcsia e as calças
Todas as actrizes, modelos e influencers seguiram esta tendência. O casaco fúcsia é um conjunto que vimos ad nauseam e que uma convidada usava em todos os casamentos, comunhões, batizados ou divórcios durante 2022. Cansativo. Agora será relegado a um “déjà vu” por mais algumas décadas. Embora a moda agora mude tão rapidamente que o seu desaparecimento pode ser reduzido a apenas 5 anos de liberdade condicional no armário do sótão.
2 – Os tacões agulha
É verdade que um salto bonito e elegante sempre terá lugar nos guarda-roupas femininos mais modernos. Mas também é verdade que depois da pandemia experimentamos o mel das alpercatas, chinelos e calçado desportivo ao longo do dia. Agora é difícil voltar aos saltos agulha ou stilettos que fizeram sucesso no mercado de luxo durante tanto tempo. Enquanto alguns saltos altos são reservados para raras ocasiões de maior luxo, muitas convidadas ilustres usam alpargatas, chinelos e até calçados desportivos para casamentos e eventos de alto nível. Os saltos grossos também proliferaram e o estilo “Isabel II” transformou o retro em moderno.
3 – Tops com babados ou peplums
Foi a criadora Roksanda Ilincic quem trouxe tops e vestidos com babados na cintura ou saia de volta à moda. Máxima da Holanda aderiu à tendência e o mercado encheu-se do que em inglês se denomina peplum. De efeito feminino e sofisticado, esses babados, muitas vezes executados em tecidos grossos ou firmes, também são muito pronunciados e podem-se tornar cansativos. E foi isso que aconteceu. Quando não há realeza que se preze que não tenha o seu traje “peplum”, chega-se à saciedade e os desvios voltam ao baú das memórias.
Imagens: divulgação . . Moda: três tendências para dizer adeus
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.