O mundo da moda está em choque desde domingo, 29, com a morte do Director Criativo Masculino da Louis Vuitton e CEO da Marca Off-White, Virgil Abloh. O reconhecido designer de 41 anos sofria de angiossarcoma cardíaco, um tipo de cancro muito agressivo, desde 2019.
“Estamos arrasados por anunciar o falecimento do nosso amado Virgil Abloh, que era um pai, marido, filho, irmão e amigo fervorosamente devoto. Deixa a sua mulher Shannon Abloh, os seus filhos Lowe Abloh e Gray Abloh, a sua irmã Edwina Abloh, os seus pais Nee e Eunice Abloh e vários amigos e colegas queridos”, divulgaram na sua conta do Instagram.
Ver esta publicação no Instagram
Durante mais de dois anos, Abloh lutou contra a forma rara e agressiva de cancro, um angiossarcoma cardíaco. Escolheu, conforme mencionado nas redes sociais, manter em privado desde o seu diagnóstico em 2019. Continuou a cargo da Louis Vuitton e Off-White enquanto era submetido aos diferentes tratamentos que necessitava.
Apesar de tudo isso, a sua ética de trabalho, curiosidade infinita e optimismo nunca vacilaram. Virgil foi impulsionado pela sua dedicação ao seu ofício e a sua missão de abrir portas para os outros e criar caminhos para uma maior igualdade na arte e no design. Ele costumava dizer: ‘Tudo o que faço é pela versão de mim mesmo aos 17 anos’, acreditando profundamente no poder da arte para inspirar as gerações futuras”, continua o comunicado.
Ver esta publicação no Instagram
“Agradecemos a todos pelo amor e apoio, e pedimos privacidade enquanto choramos e celebramos a vida de Virgil”, pediu a família do designer.
O director da LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy), Bernard Arnault, disse: “Estamos todos chocados com as notícias terríveis. Virgil não era apenas um génio e um designer visionário, mas também um homem com uma boa alma e grande sabedoria. A família LVMH acompanha-me neste momento de grande tristeza e todos pensamos nos seus entes queridos pela perda do marido, pai, irmão, filho e amigo”.
A partir de Off-White, a sua própria marca que fundou em 2012, também lamentaram o falecimento de Abloh. Davide De Giglio, cofundador do New Guards Group, e Andrea Grilli, CEO da Off-White, disseram: “Virgil era um génio, um visionário, mas acima de tudo, era uma família. Não há palavras para descrever a perda que a sua partida deixa nas nossas vidas. O seu legado, o seu amor e o seu espírito permanecerão connosco para sempre. Obrigado por mudar as nossas vidas, Virgil. Descanse no poder, irmão.
Abloh fundou, em 2012, em Milão, a Off-White, a sua própria linha de roupas femininas e masculinas de luxo. Ele mesmo definiu a sua marca como “a área cinza entre o preto e o branco como a cor off-white”.
Off-White trabalhou com empresas como Nike, Jimmy Choo, IKEA, Levi’s, Moncler, Warby Parker, SSENSE, Converse, Dr. Martens, Umbro, Timberland, Champion, Sunglass Hut e Barneys New York.
Chegou ao mundo da moda de luxo como uma novidade no street style, com grande importância nas sapatilhas. Personalidades importantes, especialmente na música, foram fiéis seguidores dos projetos de Abloh. Rihanna, Beyoncé, Jay-Z, Kanye West, Chris Brown, Drake, Rita Ora, Justin Bieber e Travis Scott usaram os seus designs.
Abloh foi nomeado Director de Criação da Louis Vuitton Menswear em 2018. “Estou honrado em aceitar este cargo. Acredito que o património e a integridade criativa desta marca são inspirações fundamentais e irei segui-las como referências ao traçar paralelos com os tempos modernos”, afirmou. Rihanna foi a primeira pessoa a vestir a sua coleção antes do seu desfile na Fashion Week de Paris.
Em julho deste ano, a LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton anunciou que iria adquirir 60% da Off-White, enquanto Abloh ficaria com os restantes 40%.
Imagens: divulgação . . Morreu Virgil Abloh, estilista visionário da Louis Vuitton e Off-White
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.