O estilo cowboy voltou nesta estação, trazendo consigo uma fusão de elementos clássicos do oeste americano com toques modernos e urbanos. A sua popularidade deve-se, em grande parte, à tendência atual de misturar nostalgia e funcionalidade na moda, onde os clássicos são reinterpretados para se adequarem à estética contemporânea.
Dos estábulos à semana da moda, vemos looks inspirados no amor pelos passeios a cavalo por todo o lado. Quer estejas a arrasar com um estilo cowgirl chique como Beyoncé, Sydney Sweeney e Tanner Adell, ou mais equestre como Kendall Jenner e Gigi Hadid, esta tendência está a tornar-se uma das tendências mais quentes para o outono à medida que o tempo fica mais frio.
As celebridades aderiram ao look cowboy porque a sensação de liberdade, aventura e ligação com a natureza, a saudade do ar livre e da autenticidade cresceram e foram transferidas para a passerelle. Elementos ocidentais como botas pontiagudas, chapéus de cowboy, camisas aos quadrados e cintos com fivelas grandes representam uma atitude descontraída, mas ousada, ideal para quem procura expressar um estilo individual com força e carácter.
Os filmes norte-americanos, aqueles que mostram vaqueiras estilosas em estábulos, são a referência para tornar esta estética sua. Aparentemente, nos Estados Unidos esta tendência adapta-se à zona em que vivem as pessoas afetadas. No litoral nordeste, esta estética tende a ser mais formal, com peças como calças caqui, botas de montar até ao joelho e camisa de botões ou polo com colete.
No Sul e no Centro-Oeste, inspira-se na cultura cowboy, com peças como jeans bootcut, cintos com fivelas grandes, camisas de flanela, botas bordadas e chapéus estruturados. Na costa oeste pode ser um pouco mais casual, com calças largas, tops simples e chapéus de abas largas. Não importa onde vives, podes escolher o estilo que melhor se adapta a ti.
A soma desta tendência com que a moda tem vindo a abraçar cada vez mais o conceito de “workwear”, onde se destacam os tecidos resistentes e as silhuetas funcionais, fez com que proliferasse ainda mais. Várias casas optaram por incorporar elementos do estilo cowboy nas suas coleções. Isabel Marant, por exemplo, tem sido uma das principais defensoras desta tendência, apresentando botas cowboy de salto alto, combinadas com vestidos boémios e casacos com franjas, criando uma fusão entre o rural e o chique.
A Saint Laurent também se inspirou no estilo cowboy, mas com uma abordagem mais sofisticada e glamorosa, apresentando nas suas coleções botas cowboy metálicas e saias de pele. Ulla Johnson interpretou-a como mais suave e feminina, com vestidos fluídos e botas de cabedal que remetem para o espírito do oeste.
Por fim, a coleção da Ralph Lauren, uma marca icónica do estilo americano, tem sido mais um exemplo de como o cowboy chic se torna uma tendência chave nesta estação, com peças que incluem casacos de camurça, saias compridas e chapéus de cowboy, fundindo o clássico com o atual.