O que se passou com Balenciaga: a empresa esconde um detalhe obscuro na sua campanha de Natal
Desde que Demna se tornou diretor artístico da Balenciaga em 2015, a famosa marca tornou-se num para-raios de controvérsia, muitas vezes intencionalmente. Ver: refazer o saco de compras de 99 cêntimos da IKEA como um bem de luxo, colocar saltos em Crocs, vender sapatilhas destruídas por 1.850 dólares, vestir Kim Kardashian com uma meia preta da cabeça aos pés para o Met Gala e enviar modelos que pareciam refugiados na passarela carregando sacos de lixo feitos de couro caro.
A indignação provocada por tais momentos muitas vezes parecia ser o ponto principal. Cada um apenas reforçou a reputação da Balenciaga de Demna como uma marca que obriga os consumidores a lidar com o próprio significado de “gosto”.
Agora, Balenciaga é notícia e não pelas criações excêntricas a que Demna Gvasalia nos habituou, como a sua mala feita com um saco de batatas fritas. Nesta ocasião, a empresa de origem espanhola foi longe demais e está no meio de uma grande crise de imagem da qual não parece conseguir sair facilmente. Desta forma, as imagens da coleção primavera-verão 2023 em que Nicole Kidman apareceu espetacular como a nova musa da marca foram completamente ofuscadas e esquecidas devido ao conteúdo da sua campanha de Natal.
Tudo começou com algumas fotografias tiradas pelo italiano Gabriele Galimberti onde crianças aparecem com ursinhos de pelúcia vestidos com correntes e arreios, objetos comuns em práticas sadomasoquistas. Embora na verdade sejam bolsas que pertencem à coleção primavera-verão 2023 da Balenciaga, as imagens fizeram dispararam o alarme, considerando também que as crianças estavam cercadas por outros objetos inapropriados, como taças de vinho e camas de hotel.
Assim que a polémica chegou ao Twitter, os usuários encontraram detalhes ainda mais problemáticos na publicidade da empresa de moda. Assim, @shoe0nhead notou que numa das imagens de outra campanha, a da coleção cápsula Balenciaga x Adidas, surgia a emblemática bolsa da colaboração nos papéis do caso Ashcroft v. Free Speech Coalition. Um caso histórico da Corte Suprema dos EUA que derrubou duas disposições da Lei de Prevenção da Pornografia Infantil de 1996.
the brand “Balenciaga” just did a uh….. interesting… photoshoot for their new products recently which included a very purposely poorly hidden court document about ‘virtual child porn’
normal stuff pic.twitter.com/zjMN5WhZ0s
— shoe (@shoe0nhead) November 21, 2022
A empresa de moda imediatamente se desculpou publicamente “por mostrar documentos perturbadores”. No comunicado oficial asseguram que se tratam de “artigos não aprovados para a sessão fotográfica” e já intentaram acções judiciais “contra os responsáveis pela criação do set”, processando a produtora em 25 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros).
Tudo isso, para além de condenar “firmemente o abuso de crianças em qualquer das suas formas” e retirar a campanha. Desde então, todo o conteúdo da conta do Instagram de Balenciaga também foi excluído, mantendo apenas os pedidos de desculpas e as histórias em destaque que apoiam diferentes movimentos sociais.
No entanto, para as pessoas não foi o suficiente dada a gravidade do assunto e a bola continuou a crescer. Especialmente porque as pessoas encontraram novos detalhes perturbadores em campanhas antigas da Balenciaga, como um livro do pintor belga Michaël Borremans, que inclui pinturas de crianças nuas em poses sinistras. Tao pouco passou despercebido um diploma com o nome de John Phillip Fisher, um homem acusado de abusar sexualmente da sua neta desde os quatro anos.
🚨 OHHHHHH MYYYYY G— #BALENCIAGA… 𝗜𝗧 𝗚𝗘𝗧𝗦 𝗪𝗢𝗥𝗦𝗘!!!!!!!!!!!🚨 pic.twitter.com/Fa6TOO6EXk
— NΛTLY DΞNISΞ (@itsnatlydenise) November 23, 2022
Até ao momento, Business of Fashion já anunciou que retirou o seu prémio Global VOICES de Demna Gvasalia em protesto pelo que aconteceu com Balenciaga. Além disso, todos os olhos estão virados para Kim Kardashian, que trabalha com a empresa há vários anos e que, embora afirme estar “reavaliando” a sua relação com a marca, até agora absteve-se de cortar relações com a marca.
I have been quiet for the past few days, not because I haven’t been disgusted and outraged by the recent Balenciaga campaigns, but because I wanted an opportunity to speak to their team to understand for myself how this could have happened.
— Kim Kardashian (@KimKardashian) November 27, 2022
Imagens: divulgação . . O que realmente está por trás da polémica Balenciaga
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.