EFE – Oposto na paleta de cores e infalível em qualquer registo, o binômio preto e branco é uma combinação associada à elegância tão eficiente quanto atemporal: das criações da Chanel, que fez do duo cromático uma marca registrada de sua marca. assinatura , até hoje com Alaïa ou Bottega Venetta.
A combinação do preto e do branco impera nas passarelas de Paris, Milão, Londres e Nova Iorque com nomes que vão da AZ Factory a Balmain, Chloé ou Ann Demeulemeester, que nas recentes propostas de passarelas primavera-verão 2024 transformaram a dupla em protagonista de seus desfiles.
“Preto e branco é uma combinação esteticamente vencedora”, disse à EFE Alfonso Pérez, diretor criativo da firma Angel Schlesser, que, na sua última coleção na Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, apresentou quase quarenta looks feitos nessas duas cores.
Para Pérez, esta dupla é “representante da casa Schlesser” mas é também uma combinação que funciona em geral. “O branco representa a ausência de cor e ao mesmo tempo é uma tela, enquanto o preto representa elegância. Unidos, apoiam qualquer intervenção no tecido”, explica a estilista.
Estilos minimalistas que lembram os anos 90
Com estilos minimalistas que lembram os anos 90 e brincam com o contraste entre a parte superior e inferior do corpo como Alaïa, Dior e Botttega Venetta até bordados, linhas e estampas como MQueen ou uma versão totalmente lingerie como a de Dolce & Gabanna, os designers estacionam gamas de cores coloridas.
Coco Chanel foi uma das primeiras designers a apostar neste tandem, separando as suas conotações associadas ao pessoal de serviço para as elevar como sinónimo de elegância e sofisticação que, pouco depois, chegaria a outras marcas como Dior ou Balenciaga.
Brigitte Bardot com fatos com lapelas largas e finalizados com botas brancas e quadradas, a modelo Twiggy com estampados xadrez nessas linhas e vestidos pretos finalizados com golas brancas com corte bebé, além de divas de Hollywood como Marylin Monroe e Vivien Leigh foram algumas embaixadoras desta combinação.
Um rasto de inspiração para as celebridades do momento que, sob novos padrões e estilos, optam por esta fórmula para os tapetes vermelhos: de Blake Lively a Angelina Jolie, Penélope Cruz ou Diane Kruger recorrem a esta combinação nas suas aparições públicas.
“Sempre funcionam”
Ambas as cores “funcionam sempre”, diz o estilista Aarón Gil sobre esta combinação entre “a capacidade de refletir a luz do resto das cores, a pureza e o halo virginal” do branco e “a seriedade e autoridade” da cor preta, um fórmula que funciona tanto que “transcendeu fora do mundo da moda em termos de uniformes”.
Destaca ainda o efeito visual de ambas as peças, responsáveis por “brincar e equilibrar os volumes do corpo”, pelo que quando utilizadas em conjunto em peças diferentes tornam-se também a alternativa para estilizar qualquer figura através do uso da cor, algo que é “essencial parte do sucesso atemporal da combinação.”
Marcas estrelas com estética casual como Nude ou Two Jeys mantêm algumas das suas peças com essa dupla cromática de forma atemporal em seus catálogos, fazendo com que essa combinação de cores evolua da alta costura para uma estética urbana além das tendências.
Fonte: EFE . . Preto e branco, o contraste mais versátil da moda
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.