Os blogues da moda andam ao rubro! Os seus editores vão pela rua a ver os looks das raparigas chamadas “normais”, com bom gosto e cujo estilo chama a atenção, seja por serem atrevidos, ou por serem pura tendência ou por transmitirem elegância ao saber combinar a moda com as nossas próprias possibilidades (em relação ao corpo, etc…).
Os “bloggers” da moda vão pela rua a captar com a sua máquina estas pessoas anónimas com estilo, saber o que usam, se seguem a moda ou não, como combinam as peças/acessórios e como andam vestidas no seu dia a dia. Portanto, tiram-lhes fotos e colocam-nas nos seus próprios blogues. Isto é o “street style”.
As cifras de dinheiro que se movem no mundo da moda são bastante elevadas, quanto mais for o tema popular ou exclusivo. O “stree tstyle” parece ser o filho rebelde de todo este emaranhado de marcas, empresas e editoriais, graças a pessoas desinteressadas de todas as partes do mundo. Mas no final tanta bondade não é real.
Se formos a essas esferas que as comentava, em especial bloggers como Bryan Boy que logrou ultrapassar 100.000 dólares num só ano, ou a imagem que ganhou a querida Tavi Gevinson, intocável para muitos e questionada por outros tantos, vemos como é que o “street style” alcança cifras de negócios a ter em conta.

Segundo o fundador do “The Business of Fashion”, Imran Amed, os fotógrafos cada vez mais procuram mais as imagens dos bloggers relevantes e competem por conseguir as melhores instantâneas que desde logo possam vender a revistas como Vogue ou Harper’s Bazaar, e lucrar com isso entre os 200 e 1000 dólares, ou mais.
Quantidades generosas por uma só imagem de pessoas “anónimas” aos olhos de todo o mundo até à dois dias e que agora, em contrapartida, são tão importantes como alguns rostos populares em quanto a influencia.
O site Fashionista fez um ranking dos actuais blogs de street style mais e a maioria cita Scott Schuman e Garance Doré como referências. Mas outros, mais ou menos conhecidos, também merecem destaque e a visita tanto do público quanto de influentes profissionais da moda, afinal o que se usa nas ruas é uma eterna fonte de inspiração. Aqui vai a lista:
– Garance Doré: www.garancedore.fr
– Bill Cunningham: www.nytimes.com
– Phil Oh: www.streetpeeper.com
– Rei Shito: www.stylefromtokyo.blogspot.com
– Yvan Rodic: www.facehunter.blogspot.com
– Vanessa Jackman: vanessajackman.blogspot.com
– Scott Schuman: www.thesartorialist.blogspot.com
– Tommy Ton: www.jakandjil.com
– Maya Villiger: www.turnedout.tv
– Hanelli Mustaparta: www.hanelli.com
O “street style” é um dos fenómenos mais interessantes dos últimos anos dentro do mundo da moda. A questão é: continuará a sê-lo por muitos anos?