Imprescindíveis em qualquer fundo de armário, resolverão todos os teus problemas.
Se a Levi’s é uma das marcas líderes em jeans, a Converse é outra das mais procuradas no setor do calçado, e especificamente no desporto, desde que nasceu em Massachusetts em 1908, criada pela Marquis Mills Converse. Tanto que conseguiu vender mais de um bilião de pares do seu modelo All Star no mundo, desde a sua criação em 1917.
As suas sapatilhas clássicas de lona e sola de borracha tornaram-se ícones intergeracionais alcançando uma marca firme e reconhecível, especialmente com um outro dos seus modelos estrela: Chuck Taylor All Star, que a marca descreve como “o calçado mais lendário e representativo de todos os tempos”. Esta edição raramente fica abaixo dos 65 euros se a quisermos comprar em lojas físicas.
Outra marca líder neste setor (embora com menos história ) é a Veja, nascida em 2004 com o objetivo de integrar uma forte responsabilidade social na empresa. Isso o conseguem os seus fundadores Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillion, produzindo as suas sapatilhas com materiais sustentáveis como agroecológicos, algodão orgânico ou tecido B-mesh (obtido de garrafas plásticas recicladas) em conjunto com cooperativas no Brasil, permitindo assim quem as suas solas são feitos principalmente com borracha natural da Amazônia. Além disso, Veja centraliza a logística da empresa na França, com o apoio da associação de reinserção laboral Atelier Sans Frontière.
Quer isto dizer que modelos como o inconfundível V12 de Veja que combinam um design elegante, intemporal e minimalista da mais alta tendência nos seus sapatos veganos atingem preços que oscilam entre 120 e 130 euros, e apesar disso vemo-los a pisar as ruas em qualquer altura e lugar .
O sucesso de marcas como as descritas acima deve-se principalmente à sua trajetória de negócios, mas além disso, e há vários anos, surgiu o boom do desporto e esse tipo de calçado deixou-se de utilizar apenas para a prática de desporto e caminhadas. Hoje podemos constatar que as sapatilhas brancas (ou white sneakers) são imprescindíveis (itens básicos do guarda-roupa). Esse acessório é uma aposta segura para completar qualquer estilo, complementando looks que vão desde jeans até fatos sob medida e vestidos, independente do estilo, evento ou profissão de quem as usa.
Convertido num denominador social comum que não entende género ou idade, desde 2019 o interesse por calçado desportivo aumentou 229%. Em 2020, as pessoas entre os 25 e os 34 anos foram as que mais procuraram este produto e agora a faixa etária está entre os 45 e os 54 anos, de acordo com um estudo realizado por “idéalo”, um portal de comparação de preços e ofertas online.
Transformaram-se no equivalente aos saltos do século 21 e qualquer outro calçado desconfortável que não permite uma boa mobilidade, dizendo adeus aos pés doloridos e olá à praticidade, e se não que o diga Hailey Baldwin, a modelo que usa Nike Air Force 1 para poder desfrutar e dançar ao máximo no dia do seu casamento com Justin Bieber, já em 2019.