Todas nós gostamos de nos vestir com as últimas tendências, estar atentas às mais virais do momento. Mas a moda pode ser muito versátil e as roupas que fazem sucesso hoje, podem já estar desatualizadas amanhã. Ainda mais quando as redes sociais viralizam as tendências mais extravagantes em questão de dias. Quem nunca viu as saias jeans muito curtas que algumas ‘celebridades’ usam? Em questão de meses, deixamos de não as conseguir imaginar no nosso armário e, agora, aqui estão elas.
Mas nem todas as tendências nascem e morrem na mesma velocidade. Algumas mantêm-se ao longo do tempo e, uma vez que o seu momento viral termine, tornam-se peças de vestuário atemporais. Vamos analisar algumas das modas mais polémicas da actualidade enquanto nos interrogamos: quais irão e quais ficarão?
Óculos de sol ciclista
Muitas vezes vimos ‘influencers’ ou ‘celebrities’ incluírem óculos de sol extravagantes nos seus looks. Alguns parecem óculos de ciclismo e outros parecem que foram feitos para uma viagem à neve. Só no Met Gala de 2022 Rosalía, grande fã desse tipo de óculos, e Hailey Bieber, concordaram com essa tendência da moda. Apesar de darem um toque muito original a qualquer look, a nossa aposta é que esta tendência vai morrer com o tempo. Apesar de estarem connosco há alguns meses, é muito raro ver óculos deste estilo nas ruas, talvez por causa da sua impraticabilidade.
Mini-bolsas
Ver esta publicação no Instagram
Embora o conforto reine hoje na nossa maneira de vestir, nem todas as tendências são tão práticas quanto gostaríamos. É o caso das mini-bolsas, um acessório cada vez mais fashion no qual nem o nosso telemóvel cabe. Já as vimos nas passarelas e combinadas nos looks de muitas celebridades, mas será que vai conquistar o povo? Embora seja verdade que as malas pequenas, onde cabem coisas justas e necessárias, nunca saem de moda, estas malas minúsculas não prometem uma vida longa.
Tops estilo colete
Ver esta publicação no Instagram
Outrora um clássico da moda masculina, agora eles foram reinventados com silhuetas elegantes e lisonjeiras. Nós vemo-los cada vez mais e prometem ser uma peça básica para o próximo outono. O colete, usado como top, pode ser combinado com jeans, calça de fato ou saia, com peças de verão ou meia estação. Mesmo como uma peça de ‘camadas’ no inverno. A sua versatilidade é um sinal de que, mesmo que desapareçam por um tempo, esses tipos de tops voltarão mais cedo ou mais tarde.
Calças “paraquedas”
Ver esta publicação no Instagram
Neste outono as calças paraquedas ou calças paraquedistas, estão a chegar com força. É claro que abandonamos os cigarros (para sempre?). Das ‘pernas largas’ passamos às cargo, ‘desajustado’, ‘mom jeans’ e boca de sino, entre outros, triunfando entre as celebridades e o ‘street style’ graças ao seu conforto e estilo. Embora especificamente as ‘calças de carga’ ou paraquedas se possam esgotar em tempo limitado, as calças de perna larga estilo 2000 estão aqui para ficar.
Sobrancelhas descoloradas
Todos os anos, as tendências de beleza mais extravagantes enchem as passarelas. E as sobrancelhas, em muitas ocasiões, sofrem as consequências. Dos estilos super finos dos anos 2000 às sobrancelhas maxi, muita coisa aconteceu. Mas poucas de nós esperavam que a próxima tendência tivesse a ver com branqueá-las. Embora modelos e celebridades as tenham usado em desfiles e tapetes vermelhos, não parece que essa tendência vá permear nas ruas.
Minissaias cinturão
Ver esta publicação no Instagram
As minissaias (bem minis), que eram um marco no guarda-roupa nos anos noventa, voltaram com muita força. A combinação da cintura baixa com a saia extra curta resultam nestas saias com cinto, sejam elas denim ou com outros tecidos, que vemos em todo o lado. O pequeno tamanho destas peças faz-nos duvidar da sua continuidade. Mas não há dúvida de que as saias jeans, de qualquer comprimento, são um clássico do qual não nos vamos separar.
Botas cowboy
Ver esta publicação no Instagram
No outono-inverno de 2022-2023, ter botas cowboy no guarda-roupa é quase um must. Além de ser uma das tendências mais inovadoras da temporada, é também um sapato versátil e confortável. No ano passado já as vimos aparecer nas fotos das modelos e ‘influencers’, pelo que este ano não iria ser para menos. Embora estejam agora no auge, este tipo de sapato nunca desapareceu. Então, se quiseres investir num par, não te preocupes: será um investimento a longo prazo.
Tops espartilho
Ver esta publicação no Instagram
Nos anos 90, a Versace encheu o tapete vermelho de erotismo com vestidos feitos de transparências, tiras de couro e fivelas que entraram para a história como a coleção bondage da empresa. Anos depois, esse estilo voltou em formas mais discretas, como ‘corsets’ ou ‘bustiers’ que destacam a figura e o seio feminino, e que podem dar muito play nos looks mais elegantes. Mesmo que os vejamos desaparecer durante alguns meses, o que duvidamos, eles sempre voltarão.
‘Cut-outs’
Ver esta publicação no Instagram
Já os vimos em fatos de banho, tops, calças, vestidos, saias… O que começou como uma tendência de nicho reservada para as mais ousadas acabou por se tornar numa das tendências de moda mais seguidas de 2022. Agora, a tendência dos ‘cut- outs’ está em todas as vitrines e está connosco há alguns meses. Essa tendência evoluiu num ritmo tão rápido que mal a conseguimos acompanhar. Vai desaparecer dos nossos armários à mesma velocidade?
Imagens: divulgação . . Sim ou não ao futuro das tendências de moda mais virais
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.