Por Maitê Karen – @maite_karenfurtado
Entre inúmeras expressões e termos adotados pela geração digital, existem alguns que se destacam, como a palavra “street-style”, tantas vezes utilizada por bloggers e influencers, completamente familiarizadas com isso.
O termo não é estranho, até porque numa dedução simples, é facilmente traduzida para “looks de rua”, contudo, poucas pessoas conhecem a sua importância no mundo da moda, devido a uma preconceção sobre os grandes editoriais.
O street-style nasceu nas ruas e é uma das expressões de movimento mais fortes na indústria porque em oposição da ideia de que só as grandes celebridades é que utilizam esse tipo de contexto fotográfico, nada mais é do que o estilo de qualquer individuo, independentemente de fatores sociais, como a cultura, etnia ou posição social.
Esta variante ganhou cada vez mais espaço, principalmente pela capacidade de comunicação direta com o consumidor, o que despertou a atenção do jornalismo de moda para o potencial destes “líderes de opinião”.
O estilo de rua
Para que o estilo de rua obtenha os resultados desejados, é necessário o apelo a uma qualidade determinante, a autenticidade.
Sem esse critério não existe ditador de moda que se destaque, porque os próprios looks apresentam algum fator ou elemento de irreverência.
As diretrizes não são complicadas, mas exigem rigor e profissionalismo, quer na escolha dos outfits, quanto do material fotográfico que é imprescindível.
Esse tipo de trabalho é feito com extremo cuidado e com uma ideologia transversal a todos os criadores de conteúdo, encontrar o seu espaço, o seu registo e fundamentalmente, a sua essência na rua.
O street-style é uma das maiores inspirações para bloggers e influencers ao redor do mundo porque com a evolução da internet e meios digitais, compartilhar um look com uma grande comunidade, tornou-se totalmente possível à distância de um clique.
A liberdade criativa de cada criador de conteúdo é primordial para que se torne um formador de opinião, porque é essa liberdade que os define, através da sua personalidade.
Ainda que o street dialogue com as tendências e os destaques da estação, o que realmente determina é o gosto e a irreverência pessoal de cada um, sem receio de ousar.
As it-girls são uma forte inspiração para quem aspira seguir o meio e através da sua originalidade, não só com os outfits mas também nas poses descontraídas e despretensiosas, incentivam uma legião de fashionistas ao redor do mundo, a fazerem o mesmo.
Street-style e o seu legado na moda
Mais do que “moda de rua”, o street-style define-se pelo apoio que oferece em todas as vertentes da indústria porque antevê as tendências e também as reinventa, sob a perspetiva da originalidade de quem se exprime através dos seus looks.