A participação nos desfiles de outono, e fora deles, sugere que a moda está de volta em grande estilo. Neste aparente retorno à normalidade, o street style de 2022 oferece uma pequena reviravolta na história.
A coincidência de tendências na passarela e na rua, conforme documentado por Phil Oh, indica que o binário trickle-up/trickle-down tornou-se uma via de mão dupla, assim como o género se tornou num conceito mais fluido.
A conversa sobre género trouxe a alfaiataria de forma contraintuitiva para o primeiro plano; como disse Alessandro Michele, da Gucci: “As mulheres estão realmente interessadas em fatos masculinos.” Na rua, isso traduziu-se numa nova visão do estilo andrógeno de Annie Hall, com ou sem gravata.
Ocupar espaço pode ser uma forma de expressar poder ou manter as pessoas distantes. Desenhos que esculpem formas do éter através de ombros pontiagudos ou curvas volumosas e exageradas dominaram esta temporada.
O seu drama foi compensado pela ordem fria dos brancos de inverno, que são talvez a expressão máxima do minimalismo, o equivalente a uma página em branco.
O QUE OS FOTÓGRAFOS DO STREET STYLE NOS DIZEM
Há uma mudança de guarda roupa no street style em 2022. Uma nova geração está-se a juntar às actuais estrelas do street style nos desfiles, e o resultado é uma comunidade de moda mais diversificada e inclusiva em cada uma das nossas cidades mundiais da moda. Ninguém percebeu isso mais do que os fotógrafos residentes de street style, Phil Oh e Acielle Tanbetova, que fotografam convidados há mais de uma década.
Embora a moda se esteja a tornar mais global, os fotógrafos de street style acreditam que cada capital da moda ainda tem o seu toque distinto. “Nova York ainda tem esse sabor urbano, Londres tem alguns elementos de vanguarda, enquanto Milão é toda italiana clássica e Paris tem todos os sabores do chique”, diz Tanbetova.
Quanto a Oh, estava a enviar fotos às dúzias este ano, porque o street style fora dos shows era muito bom. “Ultimamente, eu adoro Nova York. Esta última temporada foi a mais divertida que fiz em muito tempo, porque Nova York costumava ser estereotipada como uma cidade negra da cabeça aos pés”, disse ele.
“E em Paris via-se toda uma nova geração de homens fora dos shows. O tipo de pessoa de quem os estabelecimentos de moda reclamam conseguiu agir em conjunto. Que Deus os bendiga”.
STREET STYLE 2022: TENDÊNCIAS DE OUTONO
Uma retrospectiva ao estilo de outono de 2017 mostra que os itens essenciais para o clima frio, de camisolas a peles de lã, permanecem os mesmos, não importa onde te encontres. Peças plissadas, cachecóis e chapéus também estão na lista, e as camadas são fundamentais. Vê abaixo para ver como os teus acessórios, saias e jaquetas favoritos mudaram ao longo do street style em 2022.
SAIA PLISSADA
Uma saia plissada, seja mini, midi ou maxi, é sucesso certo. Combina-a com uma camisa de botão, meia-calça e sapato baixo.
COLETE MAXI
Um colete é uma peça básica para os dias de transição do outono, acrescentando um toque de alfaiataria aos teus looks.
STREET STYLE 2022: LENÇOS
Adiciona uma estola de pele ou cachecol de malha para completar o teu visual.
CASACO DE PELE
Uma jaqueta de pele de carneiro é sempre quente e sempre em grande estilo.
CHAPÉUS
Balaclavas, boinas e gorros são ideais para os dias de vento e para dar um toque de estilo a qualquer look.
Imagens: divulgação . . Street Style: os looks tendência do Street Fashion
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.