A actriz usou um vestido Valentino listrado vertical que a supermodelo desfilou na coleção primavera-verão 1992 de Valentino
As aparições no tapete vermelho de Zendaya já se tornaram um evento digno de nota; não é à toa que ela foi a pessoa mais jovem a ganhar o prémio Fashion Icon nos últimos Fashion Awards. Cada vestido é deslumbrante e o seu jogo estético, cada vez mais redondo. Por isso não surpreende que Zendaya seja uma das primeiras a usar uma das tendências primavera-verão 2022 das mais contundentes… E fazê-lo de uma forma mais do que especial.
A tendência da próxima temporada que é mencionada fica mais do que clara quando vês o vestido Valentino que levou à estreia da nova temporada de Euphoria, uma série da HBO Max que lhe deu um novo impulso em popularidade: o padrão listrado vertical.
O print foi apresentado em diferentes formatos de espessura e cores em passarelas como Marni, Victoria Beckham, JW Anderson ou Jil Sander, mas os exemplos que mais se aproximam da aposta de Valentino são os de Carolina Herrera New York: um vestido de noite contundente com listras grossas verticais. O modelo usado por Zendaya também tem decote sem ombros e um pequeno recorte em preto que acaba emoldurando uma silhueta de coluna e uma padronagem que é realçada pelo estampado. E também com uma boa história em que Linda Evangelista está envolvida.
Quem acompanha Zendaya pode ver nos seus stories do Instagram várias imagens dos anos 90 em que o próprio Valentino e Linda Evangelista aparecem usando exactamente o mesmo vestido da actriz. A relação ficou mais do que clara, mas os especialistas em moda não demoraram a localizar a coleção exacta em que aquela peça foi apresentada: a da primavera-verão 1992.
Zendaya também pode ter usado essas fotos de Evangelista para inspirar o seu look de beleza, já que ambas têm franja e ombros nus, e além disso, alguns brincos a tornarem-se no principal acessório.
O fato da actriz ter escolhido uma peça vintage não é uma anedota a ser esquecida: que alguém com o seu poder de receita escolhe uma roupa existente e defende (indiretamente) por um consumo consciente e uma desaceleração na produção da moda, é muito, muito significativa. Desta forma, Zendaya entra na lista de celebridades que reutilizaram vestidos ou que foram aos arquivos das marcas para posar em frente aos holofotes, numa nova ode para perder o medo de repetir.
Porque sim, estas ocasiões também são sobre espetáculo e entretenimento, mas não é surpreendente (e maravilhoso) ver como um vestido criado há três décadas permanece intocado, actual e relevante?
30 anos se passaram entre ambos os looks e fotos, mas há tendências e vestidos que nunca, nunca saem de moda.