Modelo desculpa Dove envolta em polémica racial

Modelo desculpa Dove envolta em polémica racial

A Dove está envolta em polémica na sequência das imagens divulgadas  na página britânica da Dove. Isto porque uma mulher negra, veste uma blusa castanha, que tira para revelar ser uma mulher branca. Tudo ao lado da foto de um sabonete da marca, dando a entender que a jovem ficou branca após usar o mesmo para se lavae – o que passaria a mensagem de que a pele negra é suja, enquanto a branca seria limpa

Contudo, a modelo que protagonizou a campanha para a marca de cosméticos Dove, considerada racista, defendeu, hoje (11), o anúncio, afirmando que o objectivo do mesmo era mostrar que “todas as peles precisam de cuidados”.

“A minha experiência com a equipa da Dove foi positiva”, declarou Lola Ogunyemi numa coluna publicada no jornal britânico The Guardian.

“Todas as mulheres que participaram no projecto entenderam o conceito e o objectivo principal: utilizar as nossas diferenças para ilustrar o facto de que todas as peles precisam de cuidados”, ressaltou.

Na publicidade em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, a mulher negra tira uma t-shirt castanha para revelar uma mulher branca, que remove a sua t-shirt e revela uma terceira mulher branca.

O vídeo, originalmente transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos e pouco depois apagado, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo.

“Vejo como o material que circulou na rede pode ser mal interpretado, considerando que a Dove já foi atacada pelo mesmo assunto no passado” e que “há uma falta de confiança”. Mas essas acusações trazem “muitas omissões” e não permitem que o público construa uma “opinião clara”, continuou a modelo.

Para ela, a Dove, que se desculpou publicamente, “também poderia ter defendido a sua visão criativa” e “o facto de que me incluíam como um dos rostos da sua campanha”, insistiu.

Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados