Mulheres: porque nos insultamos tanto?

Por que nos insultamos tanto entre as mulheres?

Quase 50 por cento do assédio que as mulheres recebem no Twitter vem de outras mulheres. Esta foi a conclusão de um estudo da empresa britânica Demos.

Na pesquisa, a empresa rastreou os tweets produzidos no Reino Unido com palavras ofensivas para as mulheres. Os resultados concluem que até 6.500 pessoas receberam cerca de 10.000 mensagens misógicas. 50% dos comentários misóginos publicados na rede social provêm de perfis femininos.

Por que somos tão duras entre nós? Estudos demonstraram que as mulheres são mais rápidas a ter preconceitos negativos e menos propensas para ser amigas de alguém que poderia ser o nosso rival sexual, segundo a revista Lone Wolf.

“Entramos em competição entre nós mesmas. Vemos a atenção masculina como a única razão da nossa existência e competimos com outras mulheres pela nossa própria auto-estima, porque o vemos como um recurso precioso e limitado. Assim, quando vemos uma mulher bonita, sentimo-nos mal connosco”, mencionou a professora Caroline Heldman.

As mulheres são mais sensíveis do que os homens à exclusão social e quando se sentem ameaçadas pela perspectiva de não ser tida em conta, a resposta natural é excluir uma terceira pessoa, segundo um outro estudo efectuado.

A outra explicação é que vivemos numa cultura que nos fez odiar as mulheres. “A pior coisa que podes dizer a um homem é que é feminino. Ser mulher é o insulto por excelência”, escreve a autor Jessica Valenti.

“Na nossa sociedade, todos odeiam as  mulheres e a sua aparência. Somos ensinadas desde muito cedo a julgar as mulheres pela sua aparência e não por quem são”, diz Kate Farrar,da American Association of University Women.   .

Agora que já conhecemos o problema: qual é a solução? Muito provavelmente o ideal: parar de julgar as outras mulheres tanto pela aparência, como pelas decisões que tomam com o seu corpo.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.